Dia Estadual do Agente da Mobilidade Urbana


22/03/2013 18:28 | Da assessoria do deputado Gerson Bittencourt

Compartilhar:


Orientação, educação, informação são atribuições que permeiam o cotidiano dos Agentes da Mobilidade Urbana. Estes profissionais salvam vidas porque fiscalizam o trânsito, monitoram as vias, sinalizam e atendem a ocorrências de acidentes. Também acompanham obras, eventos e intervenções.

Para destacar a importância deste profissional, foi sancionado pelo Executivo, no dia 20/3, o projeto de lei de Gerson Bittencourt (PT) que institui o Dia Estadual do Agente da Mobilidade Urbana e do operador de Trânsito e Transporte, comemorado em 23/9. "Na lei está prevista a realização de campanhas educativas na rede estadual de ensino para esclarecer e valorizar o papel do Agente de Mobilidade Urbana e do Operador de Trânsito e Transporte no cotidiano das cidades paulistas", esclarece o deputado.

A iniciativa parlamentar é uma contribuição para revigorar o debate sobre o papel deste profissional na capacidade de deslocamento de pessoas e bens no espaço urbano para a realização das atividades cotidianas em tempo regular e preciso, com segurança e conforto.

"A sociedade tem a compreensão de que o agente atua em situações extremas, estressantes e de contato direto com a população. Mas temos de mostrar que é preciso valorizar o trabalho deste profissional para avançar na construção de uma mobilidade urbana sustentável", ressalta Gerson Bittencourt.



gersonbittencourt@al.sp.gov.br

alesp