Classe Hospitalar do Gpaci, em Sorocaba


22/03/2013 18:30 | Da assessoria do deputado Hamilton Pereira

Compartilhar:

Hamilton Pereira (2º à esq.) e equipe do Gpaci<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2013/fg122859.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Hamilton Pereira (PT) visitou, no dia 20/3, a classe hospitalar existente no hospital do Grupo de Pesquisa e Assistência ao Câncer Infantil (Gpaci), em Sorocaba. O parlamentar é autor do Projeto de Lei 1.126/2003, que propõe a implantação das classes hospitalares nos hospitais do SUS de todo o Estado de São Paulo, vetado pelo governador Geraldo Alckmin.

A classe hospitalar consiste no atendimento pedagógico oferecido a crianças e adolescentes que por enfermidade não podem se locomover até a instituição de ensino. Em Sorocaba, o projeto funciona, desde outubro de 2012, graças a uma parceria entre Gpaci e a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Educação. "A iniciativa do Gpaci é a única da nossa região, mas não há participação alguma da Secretaria Estadual de Educação", explica.

No Gpaci, a classe hospitalar é vinculada à Escola Municipal Getúlio Vargas e as professoras recebem capacitação contínua do Centro de Referência em Educação (CRE), da prefeitura de Sorocaba. Esse trabalho é reforçado por cinco professores especialistas, que integram o grupo de apoio. São atendidos 90 estudantes em tratamento de câncer, moradores de Sorocaba e região.

Acompanhado do vereador de Sorocaba, Carlos Leite (PT), Hamilton foi recebido pelos presidente e vice-presidente do Gpaci, Carlos Camargo Costa e Maria Lúcia Neiva de Lima, e por integrantes do Centro de Referência em Educação.



hpereira@al.sp.gov.br

alesp