Museu de Arte - Laura Orlandini


26/03/2013 14:00 | Emanuel von Lauenstein Massarani

Compartilhar:

Obra  O meu mar.. paixão e fogo <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2013/fg122978.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Laura Orlandini<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2013/fg122979.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Acompanhada por Livia Bucci, representante no Brasil das Bienais de Florença e de Roma, e do senhor Luigi Perenze, a artista Laura Orlandini entrega sua obra a superintendente do Patrimônio Cultural. A pintora inaugura na proxima semana sua exposição<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2013/fg122980.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Laura Orlandini: nova dimensão existencial concretiza uma dialética relação espacial



A inspiração de base que preside a criação das obras de Laura Orlandini é resultado da transferência de um sentimento ideal de vida na representação pictórica. Nesta sua nova fase artística, a pintora italiana, atualmente de passagem pelo Brasil, estabelece uma relação continua com a paisagem de seus sonhos e uma paixão interior, enquadradas numa prospectiva mítica.



Trata-se de fato para a artista de uma excelente ocasião para a conquista de uma nova dimensão existencial , na descoberta de sentimentos primordiais como o amor e a busca de mensagens altamente espirituais.



Essas visões de Laura Orlandini tomam vida através de uma matéria equilibradamente diluída , elaborada através de uma alquimia cromática e seguindo uma técnica bem estudada.



O resultado de suas pesquisas é de uma riqueza decorativa de preciosas tonalidades que caracterizam um plasticismo vigoroso para concretizar uma dialética relação espacial.



A artista possui a capacidade de reunir,também com equilíbrio , realismo e abstração e projetá-los sobre a tela onde o observador pode colher e apreciar fortes e envolventes palpitações.



Na obra " O meu mar.. paixão e fogo ", doada ao acervo do Museu de Arte do Parlamento de São Paulo , nada é deixado ao acaso, nem mesmo uma certa tensão espiritual extremamente rara em nossos dias.



A artista



Laura Orlandini nasceu em Bergamo (Itália) em 1972. Desde criança, dedica-se à Arte. Freqüentou o Instituto de Arte de Arte Andrea Fantoni, concluindo em 1996 a Academia de Belas Artes de Brera, em Milão, na seção de decoração. Ensinou história da arte e artes, colaborando com escritórios de arquitetura, de 1997 a 2000, decorando interiores, através do "Trompe l´oil".



A partir de 2000, integrando o Circulo Cultural Greppi, de Bergamo, participou de exposições coletivas em diversas galerias italianas. Três anos depois cria suas primeiras pinturas figurativas, através de detalhes descritivos de rostos e corpos, retratados através da técnica de tinta acrílica sobre tela.



Em 2005 no atelier do fotógrafo Maximo Angeli realiza a sua primeira exposição individual. Em 2012, entra em contato com a Associação Espanhola DESAT" Art que, impressionada com suas cores vivas, a convidou para participar de seu projeto dedicado ao cineasta Pedro Almodóvar. Seguiram-se exposições tanto em Milão, quanto em Figueres, na Espanha, seja no Café de Paris, local onde Dali freqüentava, seja na Torre Laurentii, em Madrid.



Possui obras em diversas coleções particulares e oficiais e no Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.

alesp