Museu de Arte - Manuk Poladian


Manuk Poladian: relações analógicas entre tempo e espaço real sobre passado e presente
A fotografia é, na sua substância, um conjunto de procedimentos operativos, não necessariamente finalizados a êxitos artísticos, que possam ser válidos de conformidade com a metodologia seguida e da operação desenvolvida.
Entretanto, num momento em que a arte, na pintura e na escultura, passa através de sucessivas reduções, a fotografia indicou de fato a todos que seu caminho não passa por campos estéticos, mas segue antes a linha lógica de um desenvolvimento histórico constante, que a rende protagonista dos vastos processos da comunicação e da pesquisa artística.
Manuk Poladian exclui intencionalmente fotografar a realidade com a técnica muitas vezes improvisada da reportagem, para a qual cada imagem é funcional a um desenho global predisposto, sem por isso retirar nada à autonomia criativa da linguagem fotográfica.
Com relação às quatro fotos da série "Interpretações sobre São Paulo", doadas ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, o artista Manuk Poladian prova que a fotografia não pode ser usada como simples instrumento de documentação, mas sobretudo como meio de conhecimento e construção das relações analógicas entre tempo e espaço real, entre a memória da história passada e aquela presente, através das formas e dos significados de seu habitat.
O artista
Manuk Poladian nasceu em São Paulo, em 1938, filho de pais armênios e também envolvidos com fotografia, cinema e laboratório. Desde muito jovem passou a interessar-se pela fotografia, trabalhando na cobertura de casamentos. Atuou também na área jornalística e no cinema, como câmera man e posteriormente como diretor de imagem.
Fez vários cursos no exterior e participou de inúmeros concursos internacionais, obtendo prêmios diversos, entre os quais: "O Prato de Ouro", Bélgica; Prêmio Kiwanis Mousion Reflexo Mundial da Fotografia, Salão Internacional da Coréia (1982); Sibiu Romênia (1982), Salon Zaprozonych na Polônia (1986); Riga Rússia (1982); Foto de Flagrantes na Wedding Professional Phtographers International, Las Vegas (1996).
Seu trabalho esteve em diversas exposições coletivas e individuais, entre as quais, "French Quarter " New Orleans", Li Gallery (1995); "Máscaras e Fantasias de Veneza", MIS; "New York", Casa Fuji (1996); Carnaval Paulista, MIS (1997); "Mulheres", Espaço City Bank; "Cairo", Galeria Imagicas; "Noivas", Prefeitura de Amparo (1998); "Veneza Cotidiano", Casa da Cultura, Curitiba; "Faces do Carnaval", Museu de Arte Moderna-MAM, SP (1999); "Máscara", Shopping Eldorado, SP; "Jazz" e "Postcards of London", Espaço Cultura Inglesa, SP; (2000); "Externas", Galeria Paul Mitchell (2001); "Belezas", Argentina; "Cotidiano de Veneza", Espaço Saraiva (2002); "Homenagem 120 imagens de São Paulo 450 anos", Citibank (2004); "Paris", Aliança Francesa; "Festival da Record 1968, Galeria Mauro Freire, SP (2005); "Guapos Cubanos", MIS, SP (2006); "15 anos da Independência da Armênia", Centro Cultural de São Paulo e Centro Judaico de São Paulo, SP (2007); Bienal Internacional de Roma (2008).
Possui obras em inúmeras coleções públicas e particulares, no Brasil, no exterior e no Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.
Notícias mais lidas
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Velório de Ruy Ferraz Fontes, ex-delegado-geral da Polícia Civil, será realizado na Alesp
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- Alesp sedia abertura da Volta Ciclística Internacional do Estado de São Paulo
- Na Alesp, professores da rede pública de São Vicente reivindicam direitos trabalhistas
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações