Opinião: O bilhete único mensal vem aí
22/04/2013 20:58 | Enio Tatto*
O prefeito Fernando Haddad está cumprindo um de seus principais compromissos de campanha. Trata-se do bilhete único mensal. A implantação dessa modalidade temporal de tarifa integra a meta nº 75 do Programa de Metas da Prefeitura de São Paulo. O prefeito avalia que a iniciativa possa atingir até 6 milhões de usuários.
O bilhete único mensal vai melhorar as condições de mobilidade urbana de nossa metrópole por meio do incentivo ao uso do transporte coletivo. A expectativa é que haja um aumento na quantidade de passageiros e de viagens atualmente pouco utilizadas, como no horário de almoço, à noite e aos finais de semana.
Nas palavras do prefeito Fernando Haddad, "o objetivo do programa é uma mudança de cultura. Temos que perder esta ideia de que ônibus é coisa de pobre. É um novo conceito de civilidade". O prefeito tem razão. O bilhete único mensal é utilizado há tempos " e com sucesso " em países da Europa e no Canadá.
Com o bilhete único mensal o usuário poderá utilizar ilimitadamente o sistema de transporte municipal por até 31 dias corridos a partir da primeira viagem após carregar o cartão. Já os atuais cartões continuarão a funcionar dentro das regras atuais: até quatro viagens por três horas, ao custo de somente uma tarifa.
A novidade será personalizada e poderá ser utilizada simultaneamente a diversas escolhas, como o bilhete único, vale-transporte e a meia passagem para estudantes. O usuário poderá escolher pelo regime de tarifas que for mais vantajoso. Outra novidade é que será possível consultar o saldo do cartão e acessar pela internet uma planilha mostrando todas as suas utilizações, para facilitar o controle de viagens de cada pessoa.
Para utilizar o bilhete único o usuário terá que fazer um cadastro pela internet no site da SPTrans. É preciso enviar dados pessoais, como o número do RG e do CPF, mais uma foto 3 x 4. A foto será estampada no cartão personalizado. O cadastro pela internet ficará aberto permanentemente. Segundo o secretário municipal dos Transportes, Jilmar Tatto, o cadastro é necessário para coibir fraudes devido à utilização ilimitada do bilhete.
Para facilitar a vida do usuário, o carregamento do bilhete único mensal poderá ser feito pela internet, telefone, convênios com bancos ou com cartões de crédito. A novidade estará à disposição da população a partir de novembro deste ano. A prefeitura de São Paulo está negociando a integração do bilhete único mensal com modais de transportes do Estado, como o Metrô e os trens da CPTM.
O bilhete único mensal, a construção de 150 quilômetros de corredores para ônibus e de 400 quilômetros de ciclovias, e a restrição da circulação de veículos em determinadas áreas saturadas de tráfego, como no Largo 13, em Santo Amaro, que aumentou a velocidade dos ônibus de 5 km/hora para 23 km/hora e reduziu o tempo de viagem entre 20minutos e 30 minutos, mostram que a área dos transportes é uma das prioridades da atual administração.
Tudo isso para desafogar o trânsito na capital paulista " uma cidade hoje quase parada por congestionamentos.
*Enio Tatto é deputado estadual e 1º secretário da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.
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