Morre o sindicalista e ex-preso político José Ibrahim


02/05/2013 21:04 | Da Redação - Marisa Mello

Compartilhar:

O sindicalista e ex-preso político José Ibrahim<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2013/fg124423.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ibrahim  liderou, em 1968, a primeira grande greve após o golpe militar de 1964<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2013/fg124424.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> De pé, a partir da esquerda Luís Travassos, José Dirceu, José Ibrahim, Onofre Pinto, Ricardo Vilas, Maria Augusta, Ricardo Zarattini e Rolando Frati. Agachados, João Leonardo, Agnaldo Pacheco, Vladimir Palmeira, Ivens Marchetti e Flávio Tavares.<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2013/fg124425.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O sindicalista e ex-preso político José Ibrahim está sendo velado no Hall Monumental da Assembleia Legislativa nesta quinta-feira, 2/5. Falecido aos 66 anos, em São Paulo, seu corpo foi encontrado em seu apartamento e será sepultado nesta sexta-feira, 3/5, no cemitério Bela Vista, em Osasco. Ibrahim ocupava o cargo de secretário de Formação Política na União Geral dos Trabalhadores (UGT)

Ele liderou, em 1968, a primeira grande greve - 3 mil trabalhadores, para denunciar a repressão empreendida pelo regime - após o golpe militar de 1964, da empresa Cobrasma, ligada ao Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Osasco. Acabou demitido.

Ibrahim foi membro da Vanguarda Popular Revolucionária (VPR). Preso e torturado no DOPS paulista, acabou sendo um dos presos políticos trocados pelo embaixador dos Estados Unidos, Charles Elbrick, em setembro de 1969. Viveu dez anos no exílio, retornando ao Brasil em 1979, com a anistia. No ano seguinte, ajudou a fundar o PT e anos depois, se filiou ao PDT, ajudando na fundação da Força Sindical.

alesp