Seminário Verdade e Infância Roubada


03/05/2013 19:37 | Da assessoria da Comissão Estadual da Verdade Rubens Paiva

Compartilhar:

Clique acima e veja os participantes do Seminário Verdade e Infância Roubada<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2013/fg124464.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Seminário Verdade e Infância Roubada, entre 6 e 10/5, das 10h30 às 18h, no auditório Teotônio Vilela da Assembleia Legislativa <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2013/fg124465.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Comissão Estadual da Verdade realiza entre 6 e 10/5, das 10h30 às 18h, no auditório Teotônio Vilela da Assembleia Legislativa o Seminário Verdade e Infância Roubada, sobre as crianças vítimas da ditadura militar.

Sequestrados e escondidos nos centros clandestinos de repressão política, eles foram afastados de seus pais e suas famílias, enquadrados como "elementos" subversivos pelos órgãos de repressão e banidos do país. Foram obrigados a morar com parentes distantes, a viver com nomes e sobrenomes falsos, impedidos de conviver, crescer e ou mesmo conhecer os nomes de seus pais.

Levados aos cárceres da ditadura militar, foram confrontados com seus pais, nus, machucados, recém-saídos do pau-de-arara ou da cadeira do dragão. Foram encapuzados, intimidados, torturados antes de nascer. Filhos de guerrilheiros que hoje estão desaparecidos, nasceram em prisões e cativeiros. Sofreram torturas físicas e psicológicas, como Carlos Alexandre Azevedo, que com 1 ano e 8 meses apanhou e foi levado ao Dops. Anos depois, em fevereiro deste ano, aos 39 anos, não aguentou mais resistir e suicidou-se.

Para ouvir os testemunhos sobre o que eles e seus pais sofreram - ou o vazio decorrente do esquecimento desses eventos traumáticos - a comissão promoverá o seminário.

alesp