Debate no Sinduscon/SP


06/05/2013 09:44 | Da assessoria do deputado Ramalho da Construção

Compartilhar:

Ramalho discursa no evento<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2013/fg124470.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Ramalho da Construção (PSDB), presidente do Sindicato da Construção Civil de São Paulo (Sintracon/SP), participou na segunda-feira, 29/4, do workshop Minha Casa, Minha Vida e Parcerias: Gargalos e Propostas, promovido pelo Sinduscon/SP e CBIC, na sede do sindicato.

Na oportunidade, o Sinduscon/SP anunciou os resultados de pesquisa realizada com as construtoras envolvidas nessas obras, sobre questões específicas na operação desse modelo de programa habitacional.

O deputado destacou a importância do programa e lembrou a PEC 285/2008, conhecida como a PEC da Moradia Digna, apresentada pelo deputado Paulo Teixeira (PT/SP) e em trâmite na Câmara Federal.

Pela proposta, a União destinaria 2% da sua arrecadação de impostos para a construção de moradias populares e os estados e municípios participariam com 1% cada.

O deputado ressaltou, ainda, a questão da terceirização da mão de obra durante a construção dessas moradias. Segundo Ramalho, "não há nenhuma dificuldade em se conviver com esse modelo de contrato de prestação de serviços. O que precisa ser revisto é a precarização desse conceito, que faz com que os trabalhadores tenham enormes perdas no seu ganho ou, até mesmo, comprometendo a qualidade da obra por conta da redução no custo da empreita", alertou.

No encerramento da sua participação, Ramalho ressaltou que o melhor caminho para consolidar os interesses de trabalhadores e patrões é a união de forças.

ramalhodaconstrucao@al.sp.gov.br

alesp