Museu de Arte - Sandra Pardo


06/05/2013 14:00 | Emanuel von Lauenstein Massarani

Compartilhar:

Sandra Pardo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2013/fg124486.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> .<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2013/fg124521.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> .<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2013/fg124522.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Sandra Pardo: excelentes composições florais repletas de fantasia e de mistério

Tudo o que cerca a pintora Sandra Pardo, desde grandes arvores, recantos de jardim, vasos com flores e até mesmo pequenas folhas constituem composições, ao mesmo tempo, repletas de fantasia e de mistério com suas luzes e sombras, no seu desenho entrelaçado. E o resultado, são fragmentos do grande e maravilhoso universo que nos envolve.

Não há dúvida que para a artista não é necessário procurar longe o que existe ao seu redor e a cada momento. Em suas obras sobressai a força expressiva do impressionismo, o fervor e a potência interpretativa dos pintores do fim do século XIX.

Sandra Pardo consegue transmitir ao observador um excelente conhecimento cromático, mas, sobretudo deixa entender como, ainda hoje, pode-se servir a arte com modéstia e sincero amor.

È de se salientar também que sua arte representa um significativo testemunho de lealdade sincera à realidade e à natureza que a circunda. Em ambas e com habilidade ela projeta sobre a tela as mais imperceptíveis palpitações.

Trata-se pois de uma artista que consegue exprimir a vida num clima feito de alegria ,mas ao mesmo tempo de saudade ,denso de esperança.O sentido e o respeito da realidade constituem sempre o núcleo central de sua pesquisa.

Sandra Pardo parece transmitir uma certa sensação de testemunhar um mundo que desaparece e a certeza que o que acontece em nossa vida se transforma em sentimento de perda de alguns valores importantes , até mesmo insubstituíveis .

A Artista

Sandra Pardo é natural de Bebedouro, interior do Estado de São Paulo, onde cursou licenciatura plena em Pedagogia em 1981, formou-se ainda em educação artística com Habilitação em Desenho Geométrico na UNOEST de Presidente Prudente em 1990.

Na década de 90, começa a se dedicar a pintura, produzindo intuitivamente, trabalhos de forma arrojada,mostrando em seus temas florais, a beleza simples mas renovadora e transforma uma garrafa, um vaso ou uma flor em poesia. A partir de então foi aluna do consagrado pintor e escultor Adélio Sarro.

Participou das seguintes exposições:

Casa da Cultura Cora Coralina-Andradina (1992), Shopping de Araçatuba (1993), Espaço Cultural do Banco do Brasil em Andradina, Caixa Econômica Federal em Andradina e Nossa Caixa em Andradina (1994), 3º Salão de Inverno de Olimpia-Obra premiada " Jarras (1995), 4º Salão de Inverno de Olímpia (1996), Pinacoteca Léa de Sá Megid, Andradina SP (1997), Espaço Cultural Mario Belenelli, Vera Cruz, SP (1998), -Markus Galeria Embu das Artes "SP, 2º Salão de Artes de Vinhedo, Mapa Cultural Paulista, 7º Engenho Lins, SP, Café Arte em Cafelândia, SP, Espaço Cultural Thao Seguldo em Jundiaí, SP (1999), Markus Artes- Embu SP (2000), Nina Galeria no Guarujá (2001), Galeria Um Lugar ao Sol em Curitiba, PR (2002), UNIMED de Andradina, SP, Sala Vip da Varig em Guarulhos, SP, Cultura Inglesa em Santo André, SP, Espaço da Biblioteca Municipal de Andradina, Galeria Nina Barontini em Curitiba, PR (2003), Caixa Econômica Estadual de Campinas, SP (2004), Galeria Fenix em Embu das Artes, SP (2005), Galeria Ilde Freitas no Shopping Jundiaí, SP (2006), Espaço Infraero Aeroporto Guarulhos, SP, Galeria Um Lugar ao Sol- Curitiba, PR (2007), Z e Z - Balneario Camboriu, SC (2008), Espaço Infraero Aeroporto Guarulhos (2009), Weingut Mathis em Klingenmunster, Alemanha (2010), Damas Galeria Embu das Artes, SP (2011), Espaço Cultural Charlottenthal na Alemanha (2012).

Foi catalogada na 8ª edição do Dicionário de Artes Plásticas do Brasil de Júlio Louzada e foi premiada em 1996 no 4º Salão de Inverno de Olímpia com a obra "Jarra com Flores".

alesp