Museu de Arte - Douglas Okada


07/05/2013 14:00 | Emanuel von Lauenstein Massarani

Compartilhar:

Douglas Okada <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2013/fg124559.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mais um dia de trabalho<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2013/fg124560.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Exposição Douglas Okada <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2013/fg124570.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Aspectos da esposição<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2013/fg124571.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Aspectos da esposição<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2013/fg124572.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O olhar de Douglas Okada sobre a vida rural paulista através de obras significativas

Até 18 de maio, o Espaço Cultural Candido Portinari (Mezanino Ibirapuera) apresenta uma significativa exposição de Douglas Okada sobre o tema "Olhar sobre a vida rural"

A arte do pintor Douglas Okada nasce de uma pesquisa cultural e de estilo sob uma época passada através de uma análise crítica e contemporânea de tradição. O que surge não é pois, um híbrido compromisso sem autonomia e personalidade, mas uma revalutação da arte.

A primeira impressão que o observador tem de sua pintura é a visão de grandes espaços que parecem nos deslocar no local onde o pintor fixou a imagem. Os céus amplos e as cores que se perdem ao longe refletem o amor do pintor pela natureza e sua visão feliz pela vida.

Paralelamente o artista tempera essa sua alegria de viver com uma pesquisa rigorosa com a aplicação formal de técnicas muitas vezes rígidas, transformadas em vitais pelo amor e pela poesia que as anima. Busca da forma verdadeira e sentimento criativo se fundem para nos dar uma obra autônoma pessoal e auto-suficiente, em outras palavras, uma arte verdadeira e sentida.

O gesto pela interpretação autêntica da natureza onde o traço decisivo e a policromia conferem a obra um significado poético imediatamente perceptível, constituem qualidades inerentes à obra de Douglas Okada.

Na obra "Mais um dia de trabalho", doada ao acervo do Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, a cor transmite a força expressiva de um estado de espírito, mas não permanece tão somente cor, se torna visão, vulto, natureza e escolha comovida.

O artista

Douglas Okada, pseudônimo artístico de Douglas Minoru Okada, nasceu em Araraquara, em 1984. Desde a infância teve grande interesse pelo desenho, com facilidade para captar expressões utilizando como modelos amigos e parentes. Em 1999, começou a desenvolver suas habilidades na pintura com Marcelo Miura e em 2002 passou a pintar profissionalmente e a ministrar aulas de pintura em Jaboticabal-SP. Iniciou seus estudos no curso de educação artística na Faculdade São Lúis, da cidade de Jaboticabal. A partir de 2003, ministra aulas de pintura na Art Astro (Araraquara) e no Rotary Club de Jaboticabal e, em 2005, dá aulas de pintura e desenho em seu próprio atelier em Jaboticabal.

Participou de várias exposições e salões de arte, onde obteve ótimos resultados: "O Artista está no Shopping", Araraquara " SP; "A arte dos nikkeis"- Espaço Cultural de Araraquara- "Paulo Mascia"; "Reunião de Artistas de Araraquara"- COC Araraquara; "Estação das Artes"- Casa da Cultura de Araraquara. (2000); Salão de Artes de Araras (menção honrosa); Salão de Artes de Franca (medalha de prata pelo conjunto); Salão de Artes Plásticas de Rio Claro (medalha de prata pelo conjunto) ( 2001); Salão Ararense de Artes Plásticas " Araras, "Prêmio Prefeitura"; Salão de Artes Plásticas de Franca (medalha de bronze); XX Salão de Artes Plásticas de Rio Claro (medalha de ouro); Salão de Artes Visuais de Vinhedo (medalha de bronze e menção especial do júri); 50º Salão de Artes de Piracicaba; XI Salão Brasileiro de Belas Artes, Ribeirão Preto (1º lugar); "Um jovem à procura do belo"- Espaço Degraus -Araraquara-SP. (2002); Participa do 54º Salão Paulista de Belas Artes, SP; Espaço Cultural de Luiz Antônio - SP. (2003); Jaboticabal Shopping; Sebo Saber (Jaboticabal-SP) (2004); Estudo sobre os grandes Mestres da Pintura, Jaboticabal - SP; Espaço Cultural V Centenário, SP; 37ª Conferência Distrital do Rotary, Poços de Caldas-MG; Universo da arte, Jaboticabal (2006); 55º Salão de Belas Artes de Piracicaba (prêmio aquisição câmara municipal); "As Cores do Brasil", Jaboticabal", SP (2007).

Possui obras em diversas coleções particulares, no Museu de Arte do Trabalho e no Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.

alesp