1º secretário defende bilhete único mensal


07/05/2013 20:55 | Da assessoria da 1ª secretaria

Compartilhar:

Gilmar Tatto, Gerson Bittencourt e Enio Tatto<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2013/fg124599.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O 1º secretário da Assembleia Legislativa, deputado Enio Tatto (PT), defendeu a integração dos transportes na região metropolitana para a implantação do Bilhete Único Mensal. A defesa foi feita em entrevista durante a audiência pública de comemoração aos nove anos de implantação do Bilhete Único na capital, realizada no dia 7/5, nesta Casa.

"O bilhete único reduziu a despesa mensal do trabalhador, que passou a gastar mais com lazer, cultura, comida, roupas e serviços", disse Enio Tatto. Para ele, o Bilhete Único Mensal para a Região Metropolitana de São Paulo ampliará esse ganho. "A vida do trabalhador vai melhorar ainda mais porque poderá usá-lo o dia todo, a semana toda ou o mês inteiro em todos os municípios da RMSP".

O 1º secretário, no entanto, observou que para a implantação do Bilhete Único Mensal é preciso uma participação mais efetiva do governo do Estado na integração dos transportes públicos. "A sociedade precisa urgentemente desta medida na RMSP. Mas o governo do Estado precisa se mexer e trabalhar para fazer a integração a fim de facilitar a vida das pessoas, que poderão gastar mais em outras necessidades já que sobrará um pouco mais de dinheiro", destacou.

Enio Tatto lembrou que o Bilhete Único foi um grande avanço implantado de forma pioneira pela então prefeita Marta Suplicy e Gilmar Tatto. "Hoje a medida se disseminou para outras cidades como Campinas, implantada pelo então secretário Gerson Bittencourt, e Guarulhos. O bilhete único é uma necessidade principalmente para as grandes cidades e regiões metropolitanas", acrescentou.

A audiência foi organizada pela Frente Parlamentar do Bilhete Único Metropolitano, presidida pelo deputado Gerson Bittencourt (PT). Esteve presente o secretário municipal dos Transportes de São Paulo, Gilmar Tatto. Os dois citaram várias vantagens da medida, entre as quais a economia de quase R$ 15 bilhões por parte dos usuários desde sua implantação, em 2004, em São Paulo, em 2006, em Campinas, e, em 2011, em Guarulhos.

Participaram da mesa o secretário municipal dos Transportes de Campinas, Sérgio Benassi; o secretário municipal dos Transportes e Trânsito de Guarulhos, Atílio André Pereira; o presidente da Associação Nacional dos Transportes Públicos, Ailton Brasiliense, e os deputados Tatto, Geraldo Cruz, Alencar Santana, José Zico Prado, Luiz Moura e Antônio Mentor, todos do PT.

eniotatto@al.sp.gov.br

alesp