Secretaria de Energia assina termo de cooperação para o setor de mineração

Parceria com o DNPM-SP contribuirá para regulamentação do setor
10/05/2013 00:18 | Da Redação

Compartilhar:

Jooji Hato, Samuel Moreira, José Aníbal, Ricardo Moraes, Victor Hugo Framer Bicca e João Caramez <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2013/fg124738.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> José Aníbal, secretário de Energia do Estado, fala no evento <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2013/fg124739.JPG' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público presente <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2013/fg124740.JPG' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Jooji Hato, Samuel Moreira, José Aníbal, Ricardo Moraes, Victor Hugo Framer Bicca e João Caramez<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2013/fg124741.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Samuel Moreira (ao microfone) participa do encontro para assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre o Departamento Nacional de Produtos Minerais (DNPM)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2013/fg124742.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Encontro para assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre o Departamento Nacional de Produtos Minerais (DNPM) e a Subsecretaria de Mineração de São Paulo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2013/fg124743.JPG' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> José Aníbal, secretário de Energia do Estado, fala no encontro<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2013/fg124744.JPG' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  João Caramez,(dir), fala no evento <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2013/fg124745.JPG' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Foi assinado, nesta quinta-feira 9/5, um termo de cooperação entre a Secretaria de Energia e o Departamento Nacional de Produção Mineral de São Paulo (DNPM-SP).

Os responsáveis pela assinatura do documento foram Ricardo Moraes, superintendente do DNPM-SP e José Aníbal, secretário estadual de Energia. O evento aconteceu na sede do órgão federal e contou com a participação de Samuel Moreira, presidente da Assembleia Legislativa, e dos deputados Jooji Hato (PMDB) e João Caramez (PSDB), este coordenador da Frente Parlamentar da Mineração, uma das mais atuantes do Parlamento paulista. Também estiveram presentes o coordenador do Comitê da Cadeia Produtiva da Mineração da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Comin da Fiesp), Eduardo Rodrigues Machado Luz; o diretor-geral substituto do DNPM, Victor Hugo Froner Bicca.

Regulação e fomento

O objetivo da cooperação é promover uma maior integração entre as esferas públicas federal e estadual do governo, contribuindo para aperfeiçoar mecanismos de planejamento, fomento e controle da mineração no Estado de São Paulo.

"É importante que essas atividades sejam regulamentadas e ordenadas, porque os recursos são finitos. Gerar esses recursos de uma forma adequada e sustentável é uma responsabilidade de todos nós", afirmou José Aníbal.

Faturamento bilionário

O faturamento do setor minerário gira em torno de U$ 1 bilhão por ano, o que coloca o Estado entre os três maiores produtores de riquezas minerais do país.

"Hoje não estamos assinando um documento de adição, mas sim de multiplicação. Estamos multiplicando nossa inteligência, nosso conhecimento e, principalmente, nossa vontade que dê certo essa atividade tão importante para nós que é a mineração paulista", afirmou Ricardo Moraes.

"O setor hoje tem uma interlocução firme na Secretaria de Energia, através da Subsecretaria de Mineração. É um setor que distribui renda e tem capilaridade em todo o Estado. Por isso temos grande satisfação em assinar esse termo de cooperação", concluiu José Aníbal.

Fonte: Site da Secretaria Estadual de Energia http://www.energia.sp.gov.br/

alesp