Metroviários e eletricitários reivindicam valorização da categoria

Sindicalistas denunciam sucateamento dos serviços
10/05/2013 20:42 | Da Redação: Beth Avelar Fotos: Márcia Yamamoto

Compartilhar:

Rene Vicente Santos, Zico Prado, Carlos Giannazi, Alcides Amazonas, Altino de Melo Prazeres Jr, Eduardo de V.C. Annunciato, Paulo Pasin e Sergio Canoto <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2013/fg124802.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  Plenário José Bonifácio da Assembleia <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2013/fg124803.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Encontre reúne representantes dos setores metroviário, eletricitário e de saneamento e de centrais sindicais<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2013/fg124804.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Olimpio Gomes fala no evento <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2013/fg124805.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Categorias denunciam o sucateamento dos serviços prestados à população em decorrência das privatizações e das terceirizações<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2013/fg124806.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Plenário José Bonifácio da Assembleia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2013/fg124807.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Reuniram-se nesta quinta-feira, 9/5, no plenário José Bonifácio, representantes dos setores metroviário, eletricitário e de saneamento e de centrais sindicais para denunciar o sucateamento dos serviços prestados à população em decorrência das privatizações e das terceirizações, e para estabelecer uma pauta de reivindicações de valorização dos servidores e do patrimônio público.

Promovido pelos deputados Carlos Giannazi (PSOL) e Alcides Amazonas (PCdoB), a mesa dos trabalhos contou com a presença de Olimpio Gomes (PDT), José Zico Prado (PT), além de Eduardo Annunciato (Chicão), da Fenatema (Federação Nacional dos Trabalhadores de Energia, Água e Meio Ambiente); Altino, do Sindicato dos Metroviários; Renê, do Sintaema (Sindicato dos Trabalhadores de Água, Esgoto e Meio Ambiente do Estado de São Paulo); Canuto, do Sindicato dos Eletricitários e Paulo Pazin da Fenametro (Federação Nacional dos Metroviários).

Luta pelo patrimônio público

Olimpio Gomes afirmou que o governo do Estado vem tratando os prestadores de serviços públicos como inimigos. "Os salários são aviltantes, as carreiras estão estagnadas e há uma política de terceirização a qualquer custo." Gomes declarou seu compromisso com a luta dos trabalhadores, que, segundo ele, é uma luta em defesa da sociedade.

"Que desta reunião saia um grupo composto de deputados e representantes de entidades em defesa do patrimônio público. Há um projeto de desmonte do Estado; vamos pôr um basta nisso", disse José Zico Prado.

O representante do Sindicato dos Metroviários declarou que empresa privada só pensa em lucro, que a lógica é acelerar as obras, mesmo com redução da segurança. Segundo ele, a categoria está em campanha salarial e pode entrar em greve brevemente. O presidente do Sintaema, Renê, falou da privatização dos parques da Cantareira, Jaraguá e de Campos do Jordão. Sugeriu a criação de uma frente de luta pelos serviços essenciais. Com relação à segurança, disse que trabalhadores morrem com frequência nas valas, "enquanto acionistas ganham cada vez mais". Canuto, do Sindicato dos Eletricitários, afirmou que o setor energético de São Paulo foi sucateado e todas as cinco empresas da área foram privatizadas. Para ele, um exemplo da situação a que se chegou no caso dos transportes é que atualmente às 18h ninguém consegue entrar num metrô.

PPPs

O representante da Fenametro, Paulo Pazin, disse que hoje se discute muito a mobilidade urbana, mas as soluções são propostas por lobistas da iniciativa privada, que "querem transformar o transporte em fonte de lucro". Ainda criticou as Parcerias Público Privadas (PPP), que, para ele, nada mais são do que privatizações. Chicão, da Fenatema, concordando com Pazin, acrescentou que as PPPs são até piores do que as privatizações, pois o retorno financeiro às empresas privadas é garantido, e se houver algum revés nesta questão o governo tem de cobrir os prejuízos dos investidores. Chicão sugeriu a criação de um comando estadual em defesa dos serviços públicos e contra a privatização.

O deputado Giannazi declarou que pretende encaminhar proposta de criação de uma comissão de deputados para convocar os responsáveis pelas estatais dos setores citados para depor nas comissões permanentes a respeito das denúncias e reivindicações dos servidores das categorias. Estiveram presentes ao evento professores da rede estadual de ensino e servidores públicos de diversas áreas.

alesp