Região bragantina não quer construção de presídio em Bom Jesus dos Perdões


14/05/2013 21:56 | Da Redação: Josué Rocha Fotos: Maurício Garcia de Souza

Compartilhar:

Beto Tricoli classificou a mobilização como "um momento histórico de resistência"<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2013/fg124982.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Audiência Pública sobre instalação do presídio em Bom Jesus dos Perdões<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2013/fg125000.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> José Zico Prado<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2013/fg124983.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Olimpio Gomes<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2013/fg124984.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Paulo Sebastião Bueno, presidente da Câmara municipal de Bom Jesus dos Perdões  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2013/fg124985.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Adauto Batista Oliveira, prefeito de Joanópolis  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2013/fg124986.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Alcides Amazonas<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2013/fg124987.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Joaquim da Cruz Jr, prefeito de Nazaré Paulista  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2013/fg124988.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  Eduardo Massei, prefeito de Bom Jesus dos Perdões<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2013/fg124989.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público presente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2013/fg125001.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Auditório paulo Kobayashi da Assembleia <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2013/fg125002.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> .<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2013/fg125003.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A possibilidade de o governo do Estado construir um presídio em Bom Jesus dos Perdões, município localizado na região bragantina, trouxe autoridades e jovens da região à Assembleia Legislativa nesta terça-feira, 14/5, para protestar contra a eventual proposta. O receio se baseia em decreto publicado, no último dia 1º/4, declarando de utilidade pública uma área de 229 mil m², localizada naquela cidade.

À frente dos trabalhos, o deputado Beto Tricoli (PV) classificou a mobilização como "um momento histórico de resistência". Segundo o parlamentar, essa audiência pública atende solicitação de toda a comunidade bragantina, que protesta de forma contundente contra a construção de presídio na cidade de Bom Jesus dos Perdões.

"Não houve planejamento, não está se levando em consideração questões de estrutura, de meio ambiente e segurança pública. Além disso, o projeto penaliza uma região que já tem enormes restrições por conta de ser área de um manancial que fornece metade da água consumida na cidade de São Paulo", complementou Tricoli.

Outras prioridades

O prefeito da cidade, Eduardo Henrique Massei, agradeceu o apoio dos deputados, vereadores e autoridades das cidades vizinhas. Ele acredita que o governador vai ser sensível a essa mobilização. "A cidade tem outras prioridades. Não temos sequer uma maternidade, contamos apenas com um pequeno posto de saúde", afirmou. Ele expôs que a cidade precisa de investimentos na área da saúde, educação e saneamento básico, pois, embora seja uma cidade de manancial, ainda não tem tratamento de esgoto.

Os deputados José Zico Prado (PT) e Olimpio Gomes (PDT) apoiaram a mobilização e se colocaram à disposição do movimento. "A Assembleia Legislativa é a caixa de ressonância da população, que deve vir mesmo ao Parlamento para se manifestar. Contem com o apoio dos 22 deputados da bancada do PT", declarou Zico Prado.

Gomes disse haver em São Paulo mais de 200 mil presos, e que o Estado tem uma carência de quase 90 mil vagas, mas não se pode construir presídio sem ouvir a população, sem considerar a cultura da região, a vocação dos munícipes. O deputado disse que estará presente na manifestação convocada para o próximo dia 19, ato que acontecerá em Bom Jesus dos Perdões.

Outro parlamentar, deputado Alcides Amazonas (PCdoB) disse que só a mobilização de toda a comunidade é que fará esse movimento vitorioso. Ele citou exemplo ocorrido na zona leste da capital, quando o governo quis construir um centro de detenção provisória, mas, após protestos da população local, veio a construir uma faculdade de tecnologia no local.

Terceira investida

O vereador Cristiano Bueno disse que a cidade tem sido vítima do improviso do Estado. "Já é a terceira vez que tentam implantar presídio em Bom Jesus dos Perdões", protestou, conclamando a união dos presentes para enfrentarem essa proposta.

Os alunos Larissa e Pedro, bem como a professora Zuleide, da Escola Professora Francisco Damante, estenderam o protesto. A docente, após afirmar que presídio é consequência, pediu para os políticos pensarem na prevenção. "A cidade precisa de uma escola técnica", pleiteou. Já os alunos relataram que as escolas carecem de professores, que faltam postos de saúde com atendimento adequado, não há esgoto tratado nem equipamentos de segurança e lazer. "Não temos uma pista de skate", observou Pedro.

Ao final, José Antônio, chefe de gabinete da presidência da Câmara Municipal de Bom Jesus dos Perdões e o deputado Tricoli frisaram o apoio unânime dos prefeitos e vereadores de Mairiporã, Nazaré Paulista, Atibaia, Piracaia, Bragança Paulista e Joanópolis, cidades circunvizinhas a Bom Jesus dos Perdões.

alesp