Mesa Diretora recebe visita da secretária de Justiça, que expõe programas em andamento

Eloisa Arruda deu ênfase ao Programa Recomeço de atenção a dependentes químicos
16/05/2013 22:03 | Da Redação Fotos Marco Cardelino e Roberto Navarro

Compartilhar:

Enio Tatto, Samuel Moreira, Eloisa de Sousa Arruda, Roberto Fleury e Edmir Chedid <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2013/fg125155.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Samuel Moreira, Eloisa de Sousa Arruda e Roberto Fleury<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2013/fg125157.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  Edmir Chedid, Enio Tatto, Samuel Moreira, Eloisa de Sousa Arruda, Roberto Fleury<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2013/fg125158.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Samuel Moreira e Eloisa de Sousa Arruda<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2013/fg125159.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Mesa Diretora da Assembleia - composta pelos deputados Samuel Moreira (presidente), Enio Tatto (1º secretário) e Edmir Chedid (2º secretário) - recebeu nesta quinta-feira, 16/5, a visita da secretária estadual da Justiça e da Defesa da Cidadania, Eloisa de Sousa Arruda, e do secretário-adjunto, Roberto Fleury. Eloisa Arruda colocou sua secretaria à disposição do Legislativo e agradeceu o apoio que tem recebido dos deputados para a realização de programas e investimentos da pasta.

Durante a reunião de trabalho, a titular da pasta e seu adjunto falaram sobre investimentos e programas da Secretaria de Justiça, como, por exemplo, o Programa Recomeço, de atenção a dependentes químicos. A Secretaria vai iniciar, em breve, o cadastramento das entidades de atendimento a dependentes químicos, que poderão receber o recurso do Cartão Recomeço. Serão 3 mil vagas em todo o Estado.

Pelo programa, o município faz o cadastramento e o primeiro atendimento do dependente químico e de sua família. No caso de o dependente necessitar de tratamento em instituição, o cartão magnético (Cartão Recomeço) será dado para a família. Cada cartão equivale a R$ 1.345,00 por mês, que só poderão ser usados no pagamento do tratamento, nas entidades cadastradas pela Secretaria da Justiça, pelo tempo máximo de seis meses.

Dentre os programas e ações da Secretaria de Justiça, a secretária Eloisa Arruda destacou também a construção de novos fóruns - atualmente, existem 26 em construção - e o funcionamento de 53 Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc). Nesses locais, funcionários atendem a população, buscando alternativas para solucionar conflitos, evitando, dessa forma que se transformem em processos na Justiça. O trabalho resulta em mais agilidade para solucionar casos como comprovação de paternidade, por exemplo. A Secretaria da Justiça está trabalhando, também, na criação de um serviço para atendimento aos imigrantes.

alesp