Consórcio para lixo no noroeste paulista


22/05/2013 14:24 | Da assessoria do deputado Orlando Bolçone

Compartilhar:

Antonio Melhado Neto e Orlando Bolçone<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2013/fg125401.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Orlando Bolçone (PSB) vai integrar equipe que conduzirá o processo de criação de um consórcio intermunicipal de oito prefeituras, no Noroeste paulista, para montar um aterro sanitário para exploração conjunta. Será marcado encontro entre o deputado e os prefeitos de Jales, Dolcinópolis, Mesópolis, Paranapuã, Turmalina, Populina, Vitória Brasil e Dirce Reis, para tratar do assunto.

A necessidade foi despertada a partir da constatação de que Paranapuã não tem mais onde jogar seu lixo. Desde o início do ano, o município se serve da vizinha Mesópolis, que deu prazo de mais dois meses para cessar a ajuda.

Preocupado, o prefeito de Paranapuã, Antonio Melhado Neto, procurou o deputado Bolçone e a unidade da Cetesb em Rio Preto, no dia 17/5, para pedir orientação.

Mário Welber, da Cetesb, disse que a única forma de resolver o problema é criar uma associação para gerir o consórcio e, assim, servir aos demais municípios vizinhos que estão prestes a se verem com o mesmo problema.

A lei que institui a política nacional de resíduos sólidos fixa 2014 como prazo limite para que governantes eliminem lixões abertos e descartem o lixo de maneira correta. Bolçone disse que o melhor caminho é se antecipar ao prazo e, desde já, começar a planejar a criação da entidade e construir o aterro, que, de forma consorciada, é mais econômico e resolve o problema de forma conjunta e a longo prazo.

orlandobolcone@al.sp.gov.br

alesp