CCJR designa relator para analisar pedido de perda de mandato do vice-governador
22/05/2013 22:47 | Da Redação Fotos: José Antonio Teixeira
Em reunião realizada nesta quarta-feira, 22/5, a presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJR), deputada Maria Lúcia Amary (PSDB), designou o deputado Cauê Macris (PSDB) para ser o relator do processo que vai analisar a possibilidade de perda de mandato do vice-governador Guilherme Afif Domingos, por este ter assumido o cargo de secretário da Micro e Pequena Empresa, do governo federal, com status de ministro. O processo foi deflagrado com base em pedido de cassação de mandato protocolado pelo deputado Carlos Giannazi (PSOL).
Além de garantir que está assegurada a ampla defesa ao vice-governador, Maria Lúcia informou que o relator terá a incumbência de apresentar parecer, o qual será discutido e votado pela CCJR dentro do prazo regimental.
A deputada Maria Lúcia tomou a decisão após receber o Ato 48/2013, assinado pelo presidente Samuel Moreira, acatando o pedido do deputado Carlos Giannazi (PSOL), e que se baseou no Parecer 117-0/2013, emitido pela Procuradoria da Assembleia. O parecer opinou pela plausibilidade jurídica da tese de incompatibilidade funcional pelo fato de Afif ter assumido outro cargo na administração federal, em desrespeito ao contido nos artigos 28, § 1º da Constituição federal e 42 da Constituição paulista. O caso agora será discutido na comissão, podendo em seguida seguir para deliberação pelo Plenário, caso os membros da CCJR acompanhem o parecer da Procuradoria.
Contestação
Embora a presidente da CCJR tenha afirmado que agiu em termos estritamente regimentais, a decisão de nomear relator antes de discutir o assunto na comissão acabou desagradando alguns parlamentares.
O deputado José Bittencourt (PSD) afirmou que a primeira questão a ser analisada deveria ser a admissibilidade do pedido. Em sua opinião, a presidente já deu deliberação ao indicar um relator. Carlos Cezar (PSB) afirmou que foi um ato discricionário da presidente.
Antonio Mentor (PT) também questionou a designação do relator e defendeu a necessidade da discussão da admissibilidade antes de nomear o relator. Outro a fazer uso da palavra, Fernando Capez (PSDB) afirmou que a questão é a votação separadamente do relatório e da admissibilidade.
Carlos Giannazi lembrou que tanto a Procuradoria quanto a Presidência da Assembleia acataram o pedido, portanto, a seu ver, há respaldo jurídico, ético e político. Pediu ainda celeridade na análise do caso.
Questão de ordem
A discussão sobre a designação do relator deu origem a questão de ordem, apresentada em conjunto pelo líder do PT, Luiz Cláudio Marcolino, e por, José Bittencourt. Após discorrer sobre os fatos ocorridos, eles questionam o presidente Samuel Moreira, entre outras coisas, sobre o fato de a presidente da CCJR ter adotado o procedimento de distribuir a matéria sem que esta constasse da pauta da reunião, conforme determina o artigo 46 do Regimento Interno. Eles pedem ainda a anulação da decisão da presidente de designar relator para a matéria.
Notícias mais lidas
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Deputado pede ao MP prisão de participante de 'A Fazenda' por ameaça e maus tratos contra enteado
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- Seduc pretende substituir professores de educação especial por cuidadores sem formação
- Com aprovação da Alesp, estado de São Paulo pode aderir ao Propag
- Delegada Raquel Gallinati toma posse como deputada na Alesp
- Alesp aprova e estado de São Paulo passa a ter 78 estâncias turísticas
- Projeto que dá direito à merenda escolar a profissionais da educação avança na Alesp
- Mudança de regras no repasse do ICMS para a Educação dos municípios é aprovada na Alesp
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações