Encontro de produtores de tomate sugere venda exclusiva por quilo, não por caixa

Crédito consignado e baixo preço se somam à perda com o peso excedente no caixote
24/05/2013 20:30 | Sillene Coquetti - Foto: Marco Cardelino

Compartilhar:

José Zico Prado (2º à esq.) preside reunião com produtores de tomate<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2013/fg125641.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Representantes dos pequenos e micro produtores apresentam reivindicações<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2013/fg125642.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Durante Audiência Pública com pequenos produtores de tomate do Estado de São Paulo realizada nesta sexta-feira, 24/5, foram debatidos diversos problemas enfrentados pelos micros, pequenos e médios produtores, desde a obtenção de crédito para investir no plantio até as alterações de preços no momento da comercialização do produto.

Presidida pelo deputado José Zico Prado (PT), a reunião foi aberta ao diálogo com os produtores e representante de cooperativas da região de Ribeirão Branco e Guapiara. As principais dificuldades apresentadas foram os problemas com crédito consignado e o preço de venda, pois há perda de dinheiro por vender a caixa do tomate contendo mais quilos do que o estipulado nela.

Diante dos problemas discutidos, foram apresentadas medidas de solução para amenizar e posteriormente resolver todas as questões que dificultam a produção e o lucro dos envolvidos. Organização foi a palavra de ordem para a mudança. Segundo sugestões dos presentes, as cooperativas já existentes devem ser fortalecidas e os prefeitos da região precisariam se unir e ceder especialistas na agricultura e em questões judiciais e econômicas para orientar os agricultores.

Com a realização da audiência ficou preestabelecido que seja criado um projeto de lei que estabeleça a venda do tomate em quilos e não mais por caixa, como é feito atualmente. A questão foi debatida e votada entre os presentes por unanimidade. Estiveram presentes produtores, prefeitos, vereadores e representantes da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp), da Cooperativa Agro Leite Guapiara, da Associação de Agricultores de Sumaré e do Sindicato da Agricultura Familiar.

alesp