Wandecok: do barro à forma criações barrocas de intensa espiritualidade Vale lembrar que, sobretudo em Minas Gerais, a cultura era fortemente marcada por um sentimento religioso uma vez que a Igreja Católica concentrava-se, paralelamente a evangelização, a construir edifícios sacros, conventos e mosteiros se servindo também da escultura para uma cenografia que exaltava a beleza e a teatralidade das imagens dos santos em contextos inspirados ao arrependimento, ao amor e à devoção. Não podemos esquecer que o estilo barroco, embora ter nascido na Itália no século XVIII, chegou ao Brasil cem anos após, estendendo-se até à primeira metade do século XIX. O nosso barroco é resultado de uma amalgama de diversas tendências barrocas que vão das portuguesas às francesas, italianas e espanholas e teve nos descendentes negros, caboclos e mulatos uma inestimável contribuição. Movimento, energia e tensão são características das obras de Wandecok, um extraordinário escultor de Pernambuco, em cujas esculturas de estilo tipicamente barroco as figuras humanas retratadas não são estereótipos pois cada personagem é perfeitamente caracterizado. Intensidade, imediatismo e detalhe, típicos da arte barroca que teve no Aleijadinho sua figura mais representativa, encontram-se na maioria de suas criações, acrescidas entretanto de um sentido de intensa espiritualidade. Se bem que os escultores que adotaram esse estilo trabalhassem a madeira e a pedra-sabão uma grande maioria se dedicou posteriormente ao barro criando peças magníficas embora de grande fragilidade. Assim é Wandecok que, com uma extrema habilidade tem conseguido criar esculturas de grande realismo e cenas profundamente detalhadas, típicas de um grande mestre. A obra "Atena", doada ao acervo do Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, representa uma nova linha que o artista está enveredando paralelamente à arte sacra, trata-se de uma escultura de inspiração mitológica grega. O artista Wandecok, pseudônimo artístico de Wandecok Cavalcanti de Almeida, nasceu em Caruaru, no Estado de Pernambuco. Em 1980, aos 15 anos acompanhou sua família de mudança para a cidade pernambucana de Tracunhaém. Autodidata, desenvolveu, desde então, seu talento de escultor na convivência com os ceramistas locais, os mestres santeiros Zézinho de Tracunhaém, Maria Amélia e Nilson, dentre outros. Consagrou-se como um dos principais Santeiros do Brasil em cerâmica. Suas peças, em estilo barroco, por excelência, integram movimentos e gestos que expressam a teatralidade do estilo e realçam a sutileza dos detalhes. Wandecok tem participado, desde 1982, de diversas exposições em cidades brasileiras, bem como em galerias de arte e espaços públicos como a Galeria da Fundação Joaquim Nabuco-PE, Flaytme-Campo Grande-MS, Espaço Cultural da Câmara dos Deputados, Salão Negro do Congresso Nacional e outros. Hoje o artista, além de concretizar o reconhecimento nacional dentro da área escultórica na cerâmica, com trabalhos enviados também para o exterior, ministra cursos e workshops em ateliês e faculdades. Ministrou cursos em diversos centros culturais, destacando-se entre eles: Brasília-DF; Itu-SP (2008); Belo Horizonte-MG, Atelier Arte da Terra, (2006 e 2007); Salvador-BA, (2006); Recife (Várzea)-PE, Atelier Arte em Esculturas (2005); Carpina-PE, Templo das Artes, (2003 a 2004); Campo Grande-MS, Pantanal-MS, Hotel Fazenda, Stº Antonio, Taguatinga, Brasília-DF, (2002); Brasília-DF - Atelier Wika, (1999 2000 e 2001); Sapé"PB - Capacitação para professores da rede de ensino do Município (1998); Brasília-DF - Museu Candango, (1998); Tracunhaém-PE - Núcleo de Produção Artesanal " (1997); Carpina-PE, Centro EMATER " (1994); Campo Grande"MS - Centro de Cultura Aracy Balabanian, (1992 a 1994); Olinda-PE - Garotos de rua " (1990). O artista foi premiado no Salão Nacional de Cerâmica, Curitiba-PR (2004); Salão de Artes do Exército Brasileiro, Campo Grande-MS (1994) e na 1ª Bienal do Artesanato do Estado de Pernambuco (1986). Suas esculturas sacras constam do acervo de importantes museus no Brasil, entre eles o Memorial da América Latina em São Paulo, Museu de Arte Sacra, de Olinda-PE, Museu da Memória Candanga, em Brasília-DF e Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.