Deputado levará ao governador reivindicações das Guardas


05/06/2013 17:32 | Da assessoria do deputado Chico Sardelli

Compartilhar:

Sardelli (3º à esq.) e lideranças das Guardas Municipais<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2013/fg126116.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Chico Sardelli (PV) presidiu nesta terça-feira, 4/6, a reunião da Frente Parlamentar em Defesa das Guardas Municipais do Estado de São Paulo. Estiveram presentes mais de 60 pessoas, entre elas representantes de guardas municipais de mais de 20 cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro. A isenção do pagamento de pedágio para viaturas da corporação foi um dos principais temas de discussão.

Como coordenador da frente, Sardelli agendará audiência com o governador Geraldo Alckmin para tratar desse assunto e outros de interesse das Guardas Municipais para melhoria da segurança pública. "Recentemente tivemos uma reunião com o presidente da concessionária AutoBAn para tratar da isenção do pedágio, e a questão esbarra no contrato feito com o Estado. Por isso, vamos até o governador buscar uma solução para o assunto. É um absurdo que, durante uma ocorrência, as viaturas das guardas tenham que parar para pagar pedágio", disse.

O deputado também informou que estará em Brasília, no dia 11/6, em audiência com a secretária nacional de Segurança Pública, Regina Miki, para tratar do porte de armas para guardas municipais em localidades com menos de 50 mil habitantes. O Estatuto do Desarmamento não permite que as corporações portem armas dessas ocasiões. "Com ações na Justiça, as guardas desses municípios menores estão conseguindo o porte, mas a Polícia Federal tem dificultado a liberação do armamento. Vamos discutir com a secretária a possibilidade de ser editado um decreto para resolver essa questão em definitivo", comentou.

De acordo com Sardelli, outra reivindicação das guardas que será tratada em Brasília é a gratuidade do telefone 153, assim como acontece com o 190 da Polícia Militar, por exemplo. Atualmente são tarifadas as ligações para o 153. O parlamentar também apresentou durante o encontro o andamento de diversos projetos de lei em tramitação na Assembleia Legislativa referentes às atividades dos guardas municipais.

chicosardelli@al.sp.gov.br

alesp