Brinquedos de parques infantis deverão ser vistoriados anualmente
07/06/2013 16:46 | Da Redação
De autoria do deputado Roberto Massafera (PSDB), o Projeto de Lei 514/2012, aprovado pelo Plenário em 5/6, determina a uma vistoria anual, com laudo técnico elaborado por engenheiro habilitado, todos os brinquedos de parques infantis de educação infantil, ensino fundamental público ou privado, bufês, parques públicos, de diversão, condomínios, hotéis, clubes e similares. Este laudo deverá ser acompanhado de uma via de Anotação de Responsabilidade Técnica (ART).
Segundo o parlamentar, dados da Secretaria de Estado da Saúde apontam que apenas em 2011 ocorreram 1.641 internações de pessoas que foram vítimas de acidentes em playgrounds ou parques de diversões. "Todos estes acidentes mostram a falta de manutenção dos brinquedos, que resultam muitas vezes em tragédias". afirma.
Por isso, Massafera considera imprescindível a existência de uma lei que exija uma vistoria anual com a devida Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), para garantir a realização de manutenções preventivas periódicas. Nessas manutenções deverão ser revistos todos os parafusos e outros elementos de fixação, como o aperto de peças soltas e a troca daquelas que apresentarem defeitos, com revisão e reforço dos pontos de solda em brinquedos metálicos e, nos brinquedos feitos de madeira, do lixamento, pintura, revisão e consertos dos encaixes.
O PL prevê que, em caso de descumprimento, caberá aos infratores pena pecuniária no valor de cem Unidades Fiscais do Estado de São Paulo (Ufesps), a ser aplicada em dobro em caso de reincidência. A matéria irá agora para sanção do governador.
Notícias mais lidas
- Alesp aprova aumento de 10% para policiais militares, civis e técnico-científicos
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- Mobilização de servidores do quadro de apoio escolar cobra reajuste salarial em audiência na Alesp
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Com foco na progressão funcional, Alesp aprova reestruturação das carreiras da Polícia Militar
- Dentistas e médicos denunciam desmonte da saúde e cobram piso salarial nacional
- Deputado pede a Estado proteção a perito que relatou pressão na investigação do caso Vitória
- Servidores cobram aplicação imediata do 'Descongela Já'
- Deputado participa de ordenações históricas dos Arautos em São Paulo
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações