CPI das Autopeças vai ouvir vice-presidente da GM nesta terça

Presidentes da Ford e da Volkswagen devem depor no dia 18 e da Fiat no dia 25
07/06/2013 18:53 | Da Redação

Compartilhar:


A Comissão Parlamentar de Inquérito que discute a possível formação de cartel em relação ao mercado de autopeças, presidida pelo deputado Fernando Capez, reúne-se nesta terça-feira, 11/6, para ouvir o vice-presidente da General Motors do Brasil Ltda., Marcos Munhoz. O representante da GM foi convidado pelos deputados membros da comissão e terá de explicar possível prática de cartel no mercado de autopeças de reposição. A reunião terá início às 10h30, no Plenário Dom Pedro I.

Na semana seguinte, 18/6, será vez dos presidentes da Ford do Brasil, Steven Amstrong, e da Volkswagen do Brasil, Thomas Schmall, comparecerem à CPI. Trata-se, neste caso, de convocação, uma vez que os mesmos deixaram de atender a convite da mesma comissão no dia 21/5. Agora, de acordo com o artigo 13, parágrafo 2º da Constituição paulista, e com os artigos 1º, 3º inciso I, e 13 da lei estadual 11.124/2012, eles estão obrigados a comparecer. Em caso de ausência, poderão ser conduzidos coercitivamente.

O último a ser ouvido será o presidente da Fiat Automóveis S/A, Cledorvino Belini. O depoimento dele será colhido no dia 25/6, também em forma de convocação.

A CPI das Autopeças, instalada em março deste ano, já ouviu representantes do mercado de reposição. A Associação Nacional dos Fabricantes de Autopeças (Anfape) alega que as três montadoras se opõem à existência da cadeia independente (de peças similares), mas deixam o consumidor sem os itens de reposição ou cobram preços elevados.

No início de 2007, a Anfape apresentou representação no Conselho Administrativo de Defesa da Concorrência (Cade) denunciando a conduta das principais montadoras. O objetivo era buscar a garantia do direito das empresas do mercado independente de produzirem e comercializarem itens aparentes dos veículos.

alesp