Museu de Arte do Parlamento de São Paulo - Murilo Kammer


10/06/2013 12:06 | Emanuel von Lauenstein Massarani

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Série Seios<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2013/fg126336.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Tríptico I<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2013/fg126337.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Tríptico II<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2013/fg126338.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Murilo Kammer<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2013/fg126340.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Na obra de Murilo Kammer o traço significa si próprio, se coloca como realidade e, exatamente em tal absolutismo, abre-se a uma soma infinita de provocações poéticas juntamente a uma íntima tensão existencial. Essa é uma relação que existe entre o pintor e sua obra.

Ao examinar suas obras temos a impressão de que as imagens nascem por si mesmas, encontrando no artista um equilíbrio espontâneo e natural, bem próximo do símbolo. Com efeito, para o artista, o símbolo compreende o conteúdo das coisas, a mensagem que lhe é própria e sua situação.

Tanto o desenho, a aquarela, quanto seus objetos esculturais bidimensionais não são fáceis de serem absorvidos de imediato, embora sejam puros exemplos do abstracionismo.

Traços, manchas e formas de cor são refinados como notas musicais ou caligrafias orientais. São traços que fazem pensar num primeiro momento em algo de primitivo, expressão polivalente de um arquétipo ou nascimento de um símbolo. São emergências, manifestações do inconsciente, nascidas de um empírico sortilégio num momento em que advém o encontro do artista com os instrumentos de seu trabalho: materiais e técnica.

O todo se desenvolve por intermédio de uma dialética que vê presente o aspecto emotivo, o desenvolver da imaginação, da invenção e do componente racional. São experiências de tipo diversificado: em primeiro lugar a recuperação de certos motivos espirais e finalmente a execução de collages, desenhos e objetos esculturais bidimensionais, com ritmos calibrados e sutis, carregados de sugestão.

Daí podemos individuar analogias entre a pintura abstrata e a música, cujos sons constituem entidades que se autodesenvolvem livres, seja parcialmente ou temporalmente e homogêneas sob o perfil formal.

Os três desenhos Tríptico I-II e III e um painel com quatro peças da série Seios, realizados com acrílico e pigmentos sobre MDF, doados ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, demonstram como a mão do artista provoca uma linha ou uma mancha e como ele intervém para modificar certas situações, para guiá-las: seguindo um equilíbrio que a principio é do artista e se torna depois definitivamente das obras.



O artista

Murilo Kammer nasceu em São Paulo, em 1978. Obteve licenciatura em Artes Visuais no Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, onde atualmente ministra aulas de desenho e linguagem visual. Pós-graduado no curso de especialização Fundamentos da Cultura e das Artes (Unesp, SP).

Participou de diversas exposições, individuais e coletivas, destacando-se entre elas: "Iracema, A Virgem dos Lábios de Mel", Universidade Belas Artes, SP (1998); "Arthur Bispo do Rosário" e "O Beijo: Releitura da Obra de Francesco Hayez", Universidade Belas Artes, SP (1999); "Estruturas de Gestação", Espaço Cultural Central das Artes, SP; 37ª e 40ª Semana Benedicto Calixto (2000 e 2003); Prefeitura Municipal de Itanhaém, SP; "A Sagrada Família do Novo Milênio", Universidade Belas Artes, SP (2000); 1º Salão de Arte Contemporânea de Barueri, SP; 33º Salão de Arte Contemporânea de Piracicaba, SP; 29º Salão de Arte Contemporânea de Santo André, SP; "7 Artistas, 7 Palavras", Galeria da Universidade Belas Artes, SP; "Transcurso do Desenvolvimento do Artista", Universidade Belas Artes, SP (2001); 15° Salão de Artes Plásticas Francisco Cimino, Amparo, SP; "3 Tempos", Galeria Unesp, SP (2002); Salão de Artes Plásticas de Vinhedo, SP; 12° Salão de Artes Plásticas de Atibaia, SP; Prefeitura Municipal de Itanhaém, SP (2003).

Recebeu várias premiações, entre elas: Medalha de Bronze na 40ª Semana Benedicto Calixto; Medalha de Ouro no Salão de Artes Plásticas de Vinhedo, SP e Prêmios Aquisições no 15° Salão Francisco Cimino; "Estrutura 1 Gestação", Salão de Artes Plásticas de Itanhaém, SP; 37a Semana Benedicto Calixto; "E.T. 05", Salão de Artes Visuais da Universidade Belas Artes, SP.

Participou de diversas exposições individuais e coletivas e possui obras em diversas coleções particulares e no Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.

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