Santos é capital do Estado por um dia


14/06/2013 09:52 | Da assessoria da deputada Telma de Souza

Compartilhar:

Celso Amorim, Paulo Alexandre Barbosa (prefeito de Santos), Sadao Nakai (presidente da Câmara), Samuel Moreira (presidente da Alesp), Geraldo Alckmin, Telma de Souza e Marcia Rosa (prefeita de Cubatão) <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2013/fg126650.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Pela primeira vez após a Assembleia Legislativa derrubar o veto ao projeto que institui o Programa Memória de José Bonifácio, de autoria da deputada Telma de Souza (PT), Santos foi, em 13/5, a capital do Estado por um dia. A transferência da sede do governo paulista para a terra natal do Patriarca da Independência pelo governador é um dos itens da nova lei. Além de Geraldo Alckmin, o evento contou com a presença do ministro da Defesa, Celso Amorim.

A pedido de Telma, além da visita do ministro, a homenagem contou com a presença da Banda de Fuzileiros Navais, de Dragões da Independência e, ainda, de aviões caça da Força Aérea Brasileira (FAB).

Aprovada por unanimidade, a lei que criou o Programa Memória de José Bonifácio havia sido vetada pelo governador. O veto, porém, foi derrubado pelos deputados, também por unanimidade, na noite de quarta-feira (12). "Mantê-lo seria um desrespeito profundo aos ideais progressistas do Patriarca da Independência", disse Telma.

Além da transferência simbólica da capital paulista para Santos, a nova lei prevê, entre outras medidas, a promoção de cerimônia cívica junto ao monumento do Patriarca, no Centro Histórico de São Paulo, durante os festejos da Semana da Pátria, em todo mês de setembro.

telmadesouza@al.sp.gov.br

alesp