O valor da nutrição na saúde: conhecendo a nutrição funcional

Finalidade é equilibrar a saúde física e emocional gerando qualidade de vida
17/06/2013 22:34 | Da Redação: Sillene Coquetti e Monica Ferrero Foto: Roberto Navarro

Compartilhar:

 Nutricionista Luana Vasconcelos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2013/fg126774.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público presente <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2013/fg126775.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Luana Vasconcelos, especialista em nutrição clínica funcional<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2013/fg126776.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Sebastião Alberto Corrêa de Carvalho, vice-presidente internacional do Panathlon<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2013/fg126777.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

No âmbito do 3º Seminário Esporte, Atividade Física e Saúde, a segunda palestra do dia teve como convidada a nutricionista Luana Vasconcelos, especialista em nutrição clínica funcional, que possui como finalidade equilibrar a saúde física e emocional gerando qualidade de vida.

Segundo Luana, cada pessoa reage de formas distintas para cada alimento, no entanto, todos necessitam se alimentar para que o organismo absorva os nutrientes necessários. Neste sentido, a nutricionista enfatiza que para o corpo, o relevante são os nutrientes e não o alimento em si, portanto, nem sempre se deve comer apenas o que for gostoso ou o alimento predileto, e sim procurar suprir as necessidades nutricionais a partir de alimentação balanceada. Durante o sono, 50 milhões de células são renovadas, por isso da necessidade de se ter uma boa noite de sono.

Os nutrientes são fundamentais na formação dos 10 trilhões de células do corpo, dentre eles, os 44 principais nutrientes são encontrados nas vitaminas, minerais, ácidos graxos, aminoácidos, carboidratos e na água. Muito se fala do estresse no dia a dia, mas associado a alimentação, se torna um fator ainda mais negativo para a concretização correta das fases necessárias para absorção dos nutrientes. Intervalos longos entre uma alimentação e outra, não comer variados alimentos e viver sedentariamente são fatores que contribuem para falhas no processo digestivo.

Quatro erres

As etapas para a correta alimentação ocorrem primeiramente na mastigação, pois como o corpo absorve apenas as micropartículas dos alimentos, se houverem pedaços muito grandes, a digestão será mais lenta. Assim, o alimento mal digerido passa a ser um agressor. Os alimentos mais eficazes no processo de desintoxicação são as folhas verdes escuras, água e frutas.

A nutrição funcional constitui basicamente em orientar nos quatro erres: renovar, que sugere tirar os tipos de alimentos agressores da dieta, recolocar enzimas digestivas (inserir alimentos que realizem a digestão dos agressores), reparar é implantar uma dieta que não irrite o estômago e reinocular alimentos. A retirada dos alimentos alérgicos é no período de no mínimo 3 meses para que se possa identificar esses alimentos e começar uma nova dieta com alimentos benéficos.

"Alimentação não é nutrição, o corpo se alimenta apenas dos nutrientes", afirmou a nutricionista ao enfatizar que alimentação equilibrada com exercícios físicos e sem estresse contribuem para uma vida melhor. Após a palestra, foi aberto espaço para perguntas.

União pelo esporte

No prosseguimento do 3º seminário Esporte, Atividade Física e Saúde, o tema Ética no Esporte e a Inclusão Social foi abordado por Sebastião Alberto Corrêa de Carvalho, vice-presidente internacional do Panathlon e seu delegado para as Américas. Inicialmente Carvalho falou sobre sua entidade, cujo nome significa todos os esportes, e tem como lema O Esporte Une.

O Panathlon é uma ONG que busca "defender os valores da atividade física e do esporte, vistos como instrumentos de formação e de preservação da pessoa e como meio de solidariedade entre homens e povos". Carvalho falou de sua preocupação com a falta de motivação nas escolas para educar e também para a prática de esportes, pois os gastos com o setor feitos pelo Ministério do Esporte não chegam à base de formação de atletas. Ele mostrou-se apreensivo ainda com o futuro da juventude, afirmando que 20% dela já está aliciada pelos traficantes.

A seguir, divulgou a Declaração de Gand, de 2004, do Panatlhon Internacional, que estabeleceu "A ética na área do desporto juvenil". Encerrando sua palestra, Carvalho citou o refrão do Hino do Panatlhon: "E depois de dura prova, com o corpo já cansado, a amizade se renova, vencedor ou derrotado".

Finalmente, a educadora física Cláudia Regina Molla dos Reis falou de acupuntura quântica, que pratica desde 2009. O método dispensa agulhas, e é auricular. A acupuntura é feita com o uso de pequenas esferas de cristais radiônicos, que liberam uma frequência de 8.000 angstroms, energia considerada de equilíbrio no ser humano.

Segundo ela, dependendo do ano de nascimento, a pessoa tem desequilíbrios específicos, que podem ser harmonizados. Essa cura se dá através da harmonização das emoções. No esporte, a técnica ajuda na recuperação muscular, entre outros benefícios, como melhoria do desempenho esportivo.

alesp