Desligamento de Claudio Fonteles da CNV


19/06/2013 18:35 | Da assessoria do deputado Adriano Diogo

Compartilhar:


A Comissão da Verdade do Estado de São Paulo Rubens Paiva, presidida pelo deputado Adriano Diogo (PT), fica apreensiva com o desligamento de Claudio Fonteles da Comissão Nacional da Verdade (CNV), pois entende que o momento é de trabalho e de união. Cláudio Fonteles realizou um trabalho de fundamental importância para a elucidação dos crimes da ditadura militar, que não pode ser paralisado por divergências internas à Comissão Nacional da Verdade.

O trabalho realizado por Fonteles, baseado na exposição pública das descobertas feitas, é fundamental para que a população possa participar dos trabalhos da Comissão da Verdade. A Comissão da Verdade Rubens Paiva não acredita que a população deva ser privada da informação e que seja apenas informada do que foi levantado quando da apuração do relatório final.

Se confirmado que o motivo de sua saída deu-se por divergências internas, será a demonstração que a democracia foi derrotada. Conclamamos os membros da Comissão Nacional da Verdade a ter serenidade, espírito público e visão histórica de sua importância para o futuro de nossas instituições democráticas. Pedimos que Cláudio Fonteles reveja sua decisão de renunciar ao seu mandato na Comissão Nacional da Verdade e que os demais membros da Comissão aceitem as divergências e pensem no país de forma mais ampla e generosa.

adiogo@al.sp.gov.br

alesp