Atividade física como prevenção de doenças


20/06/2013 18:17 | Da Redação

Compartilhar:

Enio Tatto propôs a iniciativa do seminário, e o autor do projeto que virou Resolução nº 882/2012, integrando o Seminário Esporte, Atividade Física e Saúde no calendário do Parlamento<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2013/fg126940.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Enio Tatto, 1º secretário da Assembleia Legislativa de São Paulo <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2013/fg126941.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A segunda parte do III Seminário Esporte, Atividade Física e Saúde realizado na tarde de quarta-feira, 19/6, contou com a presença de Victor Keihan Rodrigues Matsudo, Carlos Alberto Cyrillo Sellera e Go Tani.

Victor Matsudo, diretor científico do Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul, fez a palestra intitulada: Atividade física ou remédio? A opção é sua, a opção é nossa. Para ele, o sedentarismo é hoje o segundo fator de morte no planeta, matando mais que hipercolesteromia, obesidade, diabetes e tabagismo. "Todo cidadão deve acumular pelo menos 30 minutos de atividade física por dia, com frequência de cinco dias por semana, de intensidade moderada, de forma contínua ou acumulada", afirmou.

Exames preventivos

O titular da disciplina de Cardiologia da Faculdade de Medicina da Universidade Metropolitana de Santos e presidente do Departamento de Cardiologia da Associação Paulista de Medicina (APM-Santos), Carlos Alberto Cyrillo Sellera, falou sobre avaliação pré-participação esportiva, suplementos ergogênicos e drogas ilícitas. Segundo o médico, hoje em dia todos querem fazer atividades físicas, mas não se preocupam com uma avaliação física para realizar estas atividades. "São necessários exames, inclusive teste ergométrico, para determinar o real estado do indivíduo, mesmo que ele já pratique esportes, para identificar ou esclarecer suspeita de doença cardiovascular oculta com potencial de causar morte súbita cardíaca, infarto do miocárdio não-fatal, AVC, angina e outras enfermidades", declarou.

Desenvolvimento motor

O professor titular da Escola de Educação Física e Esporte da USP e ex-diretor da EEE da USP, o médico Go Tani, discorreu a respeito do processo de desenvolvimento motor e o ensino do esporte para crianças e jovens, focando, segundo ele, dimensões que estão sendo esquecidas. "Temos de levar em conta a interação entre o organismo da criança, a tarefa e o ambiente". Para ele, vivemos em uma cultura que valoriza a performance e o imediatismo, havendo dificuldade para aceitar os resultados de médio e longo prazo, que são os duradouros.

O deputado Enio Tatto, que propôs a iniciativa do seminário, foi autor do projeto que virou Resolução nº 882/2012, integrando o Seminário Esporte, Atividade Física e Saúde no calendário do Parlamento. Para Tatto, a intenção do seminário é suprir uma lacuna na sociedade, que é a conscientização das pessoas em relação aos benefícios que o esporte e a atividade física podem propiciar à qualidade de vida e longevidade de cada cidadão.

alesp