Palestra destaca benefícios do esporte para pessoas com deficiência

Brasileiro é um dos povos mais sedentários do mundo
20/06/2013 14:25 | Da Redação Fotos: Marco Antonio Cardelino

Compartilhar:

Elisabeth Mattos, professora da disciplina Esporte Adaptado da Escola de Educação Física da Universidade de São Paulo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2013/fg126872.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público presente <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2013/fg126891.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Os benefícios do esporte e da atividade física para pessoas com deficiência foram abordados por Elisabeth Mattos, professora da disciplina Esporte Adaptado da Escola de Educação Física da Universidade de São Paulo (USP), na palestra desta quarta-feira, 19/6, que deu continuidade ao 3º Seminário Esporte Atividade Física e Saúde, realizado na Assembleia Legislativa.

Segundo a exposição da professora, o brasileiro encontra-se entre os povos mais sedentários do mundo. Falta de programa adequado nas escolas brasileiras, acesso restrito a áreas de lazer, bem como insegurança pública na maioria das cidades, estão entre os fatores desse sedentarismo. Ela observa que essas dificuldades são ainda maiores para as pessoas com deficiência, o que causa grande impacto em sua saúde.

A diminuição da resistência aeróbia, da força e flexibilidade muscular, fatores que associados à deficiência, levam a uma perda da capacidade funcional e independência que poderia ser parcialmente evitada, foram efeitos do sedentarismo apontados pela palestrante.

Benefícios

Vários benefícios físicos foram destacados pela professora para o praticante regular de atividade física. Os aspectos social e psicológico também foram destacados. "O esporte proporciona oportunidade de sociabilização entre pessoas com e sem deficiências, além de torná-lo mais independente no seu dia a dia". A interação social e respectiva inclusão, a melhora do humor e da imagem corporal, o combate ao stress e a possibilidade de ultrapassar limites pelas pessoas com deficiência também foram aspectos lembrados na palestra.

A professora Elisabeth ressaltou a necessidade de prévio exame médico a todos praticantes de atividade física e ensinou também que o volume e a intensidade dos exercícios voltados para as pessoas portadoras de deficiência são muito diferentes. "Não há tabela definida. Muitas vezes, o professor deve agir como um personal trainer, tratando cada caso de uma forma particular".

Ao final, datas e eventos voltados à atividade física para deficientes foram divulgados, como o Dia do Desafio Inclusivo, promovido pelo Sesc; a Virada Inclusiva; e o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência Física, comemorado sempre em 3/12.

alesp