Ozonioterapia é tema do Seminário Esporte, Atividade Física e Saúde

Ação germicida do ozônio é conhecida há um século
20/06/2013 12:05 | Da Redação

Compartilhar:


No segundo dia do 3º Seminário Esporte, Atividade Física e Saúde, nesta terça-feira, 18/6, Maria Emília Gadelha Serra, vice-presidente da Associação Brasileira de Ozonioterapia (Aboz) e diretora médica do Instituto Alpha de Saúde Integral, falou sobre "Ozonioterapia: um novo recurso para melhorar a saúde e o rendimento físico".

De acordo com a palestrante, a ozonioterapia é um procedimento médico que utiliza a mistura gasosa oxigênio-ozônio. O ozônio tem ação germicida, propriedade conhecida há mais de um século. Pesquisadores da Universidade de São Paulo demonstraram que o gás ozônio inativou completamente a superbactéria KPC, o que pode exercer importante controle das infecções hospitalares.

A mistura gasosa oxigênio-ozônio é produzida em equipamentos geradores de ozônio, a partir de oxigênio puro medicinal, e tem propriedades germicidas de modulação inflamatória e imunológica e de melhorias das condições circulatórias e de oxigenação tecidual. Vem sendo aplicada em várias doenças, de modo isolado ou complementar. Possui potencial para prevenção de várias doenças degenerativas que se caracterizam por alta atividade oxidativa, uma vez que é um estimulante potente dos sistemas antioxidantes endógenos.

A ozonioterapia é também utilizada como procedimento para prevenir desequilíbrios orgânicos, ajudando a promover saúde, bem-estar e melhora do rendimento físico. Trata-se, portanto, segundo Maria Emília, de uma terapia natural, com poucas contraindicações e efeitos secundários mínimos.

"O reconhecimento formal da ozonioterapia como um procedimento médico beneficiará um enorme contingente de doentes em nosso país, potencialmente aliviando sofrimentos, diminuindo a duração de internações hospitalares, melhorando a qualidade de vida e reduzindo os custos envolvidos em toda cadeia de atendimento. A ozonioterapia seguramente é uma técnica que interessa à população brasileira", concluiu.

alesp