Da Tribuna

Plenário dos dias 18 e 19/6
19/06/2013 19:12

Compartilhar:


Plenário do dia 18/6

Não partidarização

Olimpio Gomes (PSD) disse estar acompanhando as manifestações e que a mobilização está acontecendo devido ao volume de pessoas e o caráter do debate. Relatou a não partidarização das pessoas e a insatisfação da sociedade com os partidos. Citou assembleia geral de policiais a realizar-se, em julho, próximo ao Palácio dos Bandeirantes. (GC)

Apoio aos protestos

Carlos Neder (PT) mostrou solidariedade às manifestações que ocorrem em São Paulo e espera que a Assembleia não se cale. "Não permitimos que a juventude seja sufocada. É dela que vêm a energia e a esperança de um país melhor." (GC)

Crise de representatividade

Carlos Giannazi (PSOL) caracterizou o momento que a cidade passa como "histórico para a política brasileira". Afirmou que os partidos passam por uma crise de representatividade, pois, de acordo com o deputado, as pessoas não acreditam mais nos políticos que os representam. (GC)

Dia da Imigração Japonesa

Jooji Hato (PMDB) saudou os imigrantes e seus descendentes pelo Dia da Imigração Japonesa, comemorado em 18 de junho e agradeceu os que vieram ao evento em homenagem à data, no dia 17/6, na Assembleia. Lembrou das manifestações que participou e da conscientização do jovem sobre a violência. (GC)

"O povo é roubado"

Osvaldo Vergínio (PSD) criticou as fabricantes Volkswagen e Ford pelo alto preço de suas peças, quando comparado aos fornecedores independentes. "O povo é roubado. Há motivos para eles realizarem manifestações", disse o parlamentar. Também afirmou que o dinheiro arrecadado não está sendo bem investido. (GC)

Protesto

Alcides Amazonas (PCdoB) falou ter estado na segunda-feira, 17/6, em Pinheiros, no protesto contra o aumento da tarifa de transporte. Convidou a todos para o lançamento da Frente Parlamentar em Defesa dos Trabalhadores dos Transportes, no dia 20/6, às 18h, no auditório Paulo Kobayashi. (GC)

Manifestações

Adriano Diogo (PT) parabenizou os 105 anos da imigração japonesa. O parlamentar realizou a leitura de um artigo da bancada petista referente às manifestações pelo aumento da passagem em São Paulo e ressaltou a gestão do partido no país. (DT)

Violência

Jooji Hato (PSDB) parabenizou o deputado Adriano Diogo pelos trabalhos realizados na Comissão da Verdade. Hato falou a respeito da manifestação dos jovens que lutam por um futuro melhor e acrescentou que governo deve investir mais em educação. (DT)

Transporte público

Alcides Amazonas (PCdoB) falou a respeito da manifestação e do sistema de transporte público. Amazonas disse que o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, recebeu os representantes do movimento passe livre, o parlamentar aproveitou para ressaltar os projetos de Haddad para melhoria dos transportes em São Paulo. (DT)

Manifestação pacífica

Adilson Rossi (PSB) comentou as manifestações e recordou o regime militar lembrando que antigamente não se tinha liberdade de expressão. O parlamentar citou que todos têm o direito de se manifestar por um futuro melhor, porém sem atos de violência e vandalismo. (DT)

Democracia

Edinho Silva (PT) discorreu a respeito do sistema democrático do país e sobre a postura de Fernando Haddad em relação às manifestações. O parlamentar elogiou o prefeito e disse não concordar com atos de violência e sim movimentos pacíficos e acrescentou que essa situação deve ser visualizada de forma sensível por todos os setores e pelo governo. (DT)



Plenário do dia 19/6

Movimentos para a mudança

Jooji Hato (PMDB) relembrou o início de sua vida pública na Praça da Sé no movimento Diretas Já e afirmou que queria mudança. "Hoje não é diferente." Segundo o deputado, a taxa paga nas tarifas do transporte público é alta e o trabalhador não tem o devido reconhecimento. (SC)

Denuncia por imagens

Olimpio Gomes (PDT) informou que acompanhou a manifestação de perto e que estava próximo à prefeitura no momento do ataque. "A manifestação cívica é linda, mas há aqueles criminosos infiltrados, por isso peço a população que filmou e fotografou o movimento, que envie as imagens para que esses bandidos sejam presos", concluiu. (SC)

CNV sem um membro

Adriano Diogo (PT) defendeu que quem participa de movimentos públicos possui a cara limpa e quem cobre o rosto são agentes da provocação. O parlamentar leu ainda nota da Comissão Estadual da Verdade lamentando o afastamento do procurador Cláudio Fonteles da Comissão Nacional da Verdade devido a divergências internas. (SC)

Jovem se manifesta

"Eu estava perdendo as esperanças, mas com esse movimento o sonho está voltando", afirmou Pedro Tobias (PSDB) ao comentar as manifestações ocorridas em todo o país. O parlamentar informou que participou em 1968 de um movimento na França, quando ainda jovem. "A população paga caro para sustentar a máquina pública e a Assembleia não pode lavar as mãos", afirmou. (SC)

Reflexão e diálogo

Alencar Santana (PT) expôs que se deve refletir acerca da manifestação e seus objetivos e defendeu que a Assembleia, por ser a casa do povo, deve estar antenada, respeitar e dialogar com os envolvidos. "Defendemos a manifestação como justa, mas sem violência. A bancada do PT defende o diálogo e a defesa dos direitos da população." (SC)

Identificação de vândalos

Ramalho da Construção (PSDB) contou que esteve em Taboão da Serra, vistoriando e conferindo obras, bem como o crescimento da região. Mostrou indignação contra as pessoas que vandalizam e saqueiam a cidade de São Paulo durante os protestos. Pediu a identificação e o controle desses que estão à procura de confusão. (GC)

Presença da polícia

"Para quem participa do movimento com ordem não precisa de polícia", disse Welson Gasparini (PSDB) ao criticar as pessoas que vandalizaram o centro de São Paulo. Lembrou da falta que os soldados brasileiros, enviados ao exterior para compor tropas da ONU, fazem no Brasil. (GC)

Apropriações clandestinas

Orlando Bolçone (PSB) registrou sua solidariedade aos movimentos que ocorrem em todo Brasil. Discorreu sobre apropriações clandestinas de terras e a necessidade de cidades paulistas regularizarem seus territórios. Finalizou falando que bons resultados surgem da união do legislativo, executivo e judiciário. (GC)

Protesto e cura gay

Carlos Giannazi (PSOL) ressaltou os protestos no Brasil e afirmou ter sido o movimento Fora Collor, em 1992, o último movimento político em massa que aconteceu no Brasil. Criticou o governador e o prefeito por suas posturas perante a situação. Criticou o projeto da cura gay, aprovado na CDH da Câmara dos Deputados. (GC)

Mudanças no transporte

Marcos Martins (PT) comentou os objetivos do protesto e questionou as novas bandeiras levantadas durante os atos. Alertou a falta de liderança e a necessidade da democratização da mídia e da melhoria do transporte, prin­cipalmente da CPTM. "Os problemas são profundos e precisam ser revistos", finalizou o deputado. (GC)

Caso Afif

José Bittencourt (PSD) solicitou registro do voto em separado de Carlos Cezar, componente da CCJ, sobre a perda do cargo de vice-governador de Domingos Afif. Justificou que não há base jurídica e fundamentação para a perda do cargo. "O vice assume o posto de fato com a ausência do governador. É um cargo de expectativa", disse o deputado. (GC)

Ações de protesto

Gerson Bittencourt (PT) apoiou as grandes mobilizações dos últimos dez dias no Brasil. Repreendeu a ação de pessoas em atos isolados em depredação do patrimônio público. Discorreu sobre a mobilidade urbana e do quanto o assunto está sendo discutido há anos. "O governo federal já fez a sua parte. Está na hora de o Estado fazer a sua também." (GC)

alesp