Protesto contra privatização de parques


25/06/2013 15:44 | Da assessoria do deputado Luiz Cláudio Marcolino

Compartilhar:

Marcolino (dir) durante manifestação<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2013/fg127051.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Cerca de cinco mil pessoas realizaram na manhã de domingo, 23/6, na entrada do Pico do Jaraguá, zona oeste da capital, grande manifestação contra a intenção do governo de São Paulo de privatizar áreas públicas inseridas em Unidade de Conservação Ambiental e em defesa do patrimônio público.

Entre as áreas inseridas no projeto do executivo paulista (PL 249/13) estão os parques estaduais do Pico do Jaraguá, da Cantareira e de Campos do Jordão, além da Estação Experimental de Itirapina e da Floresta de Cajuru que, juntos, totalizam uma área superior a 20 mil hectares.

O deputado Luiz Claudio Marcolino (PT) destacou a importância da participação popular no debate. Ele pediu à população que se manifeste junto aos outros parlamentares para que o governo retire o projeto da pauta de votação. "É preciso pressionar o governo para que não privatize também o acesso da população aos espaços naturais", declarou o deputado.

Durante o evento, organizado em parceria com a União dos Movimentos de Moradia de São Paulo (UMM) e Sindicato dos Bancários de SP, os manifestantes protagonizaram um abraço simbólico na entrada do parque estadual. Índios Guaranis, da aldeia Krukutu, que lutam por terra na região, também participaram do protesto, que contou ainda com o apoio da bancada do PT na Assembleia Legislativa, do deputado federal Ricardo Berzoini (PT/SP) e do deputado Marcos Martins (PT), ambos também presentes ao evento.

lcmarcolino@al.sp.gov.br

alesp