Políticas públicas em prol dos autistas


24/06/2013 18:46 | Da assessoria do deputado Luiz Claudio Marcolino

Compartilhar:

Marcolino (à dir.), Daniela Pereira (2º à esq.) e diretores da Alma Autista <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2013/fg126988.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Luiz Claudio Marcolino (PT) falou no plenário da Assembleia, em 20/6, sobre o Dia Mundial do Orgulho Autista. Comemorado em 18 de junho, a data foi criada por pais de pessoas diagnosticadas autistas para demonstrar sua satisfação pessoal com a melhoria da qualidade de vida dessas famílias.

O deputado lembrou que em dezembro de 2012 a presidenta Dilma Rousseff sancionou a Lei 12.764/2012, instituindo a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista. Segundo Marcolino, a lei foi resultado da luta de pais e associações de autistas do Brasil, como a Alma Autista de São José do Rio Preto.

De acordo com a Alma Autista, o autismo ocorre com prevalência de um por grupo de 88 crianças, sendo maior entre os meninos. Conforme dados da instituição, de cada 54 meninos que nascem, um é autista. Em meninas essa prevalência é menor: uma para 252.

"É importante chamar a atenção da população e do poder público no sentido de criar políticas públicas que dialoguem com essas pessoas e para que suas diferenças sejam respeitadas", disse o deputado, ao ler carta da Associação Alma do Autista.

O documento foi entregue ao deputado, no início do mês, pela presidente da associação e membro do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, Daniela Pereira, e por Flávio Eduardo Pereira, da Seção Alma Autista da região.

lcmarcolino@al.sp.gov.br

alesp