Tráfico infantil em debate na Fundação Telefônica


24/06/2013 19:11 | Da Liderança do PSDB

Compartilhar:

Bezerra fala na abertura da campanha É da Nossa Conta<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2013/fg127027.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

No domingo, 24/6, o deputado Carlos Bezerra Jr., líder do PSDB na Assembleia Legislativa e vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos, ministrou palestra na Fundação Telefônica, na abertura da campanha É da Nossa Conta. O evento é uma ação de conscientização da população para o problema do trabalho infantil moderno, realizado por parceria entre a Fundação Telefônica, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e a Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Françoise Trapenard, presidente da Fundação Telefônica explicou que a campanha financia ONGs que atendem a 8.500 crianças no semiárido brasileiro, livrando-as da exploração. Segundo ela, muitas crianças começam a trabalhar por imposição familiar. Françoise acredita que a ideologia da população deva ser mudada. "A frase "é melhor trabalhar do que estar na rua" deve mudar para "é melhor estar na escola do que estar na rua"", disse.

Durante seu discurso, Bezerra ressaltou a importância da campanha em um momento em que a sociedade se encontra mobilizada quanto aos problemas da população. "O grande mérito da ação "É da nossa conta" está em não ignorar a participação da sociedade, em trazer à consciência da população a gravidade desse problema em um momento crucial em que o povo está nas ruas. É fundamental que o tema do combate ao trabalho infantil esteja em pauta, em sintonia com a mobilização da sociedade", explica Bezerra Jr.

O parlamentar contou que convocou audiência no Parlamento paulista sobre trabalho infantil, por considerar o tema muito grave e ainda com ação do poder público aquém do necessário pela dimensão do problema. Bezerra Jr. elogiou a ação e reforçou seu apoio ao enfrentamento ao trabalho infantil. "Parabenizo a ação e venho aqui explicitar meu apoio a causa. Trabalho infantil é da nossa conta sim, seu combate depende de todos nós", finalizou o parlamentar.

Segundo dados da Unicef, existem no mundo cerca de 3,7 milhões de crianças e adolescentes, entre 5 e 12 anos trabalhando atualmente.

carlosbezerrajr@al.sp.gov.br

alesp