1º Simpósio de Segurança Cidadã abordará formas de reduzir corrupção e criminalidade

Entre os palestrantes estão Fernando Henrique Cardoso e a ministra do STJ Eliana Calmon
24/06/2013 22:21 | Da Redação

Compartilhar:


O ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso fará a palestra de abertura do 1º Simpósio de Segurança Cidadã, na próxima terça-feira, 25/6, no auditório Franco Montoro da Assembleia Legislativa. Além de FHC, que falará sobre o tema Por uma Sociedade Decente, o evento contará com as análises de especialistas no tema, ex-ministros, membros do Judiciário e autoridades policiais do Brasil e do exterior.

O evento, organizado pela ONG Instituto Chamberlain de Estudos Avançados/Núcleo de Articulação Voluntária, com apoio do deputado estadual Ramalho da Construção (PSDB), tem como objetivo debater o tema Segurança por diversos ângulos: crimes do poder, crimes do cotidiano e experiências internacionais.

Programação

O 1º Simpósio de Segurança Cidadã será aberto às 9h pelo deputado Antonio de Souza Ramalho, pelo presidente da Assembleia Samuel Moreira, pela ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Eliana Calmon, pelo ex-presidente da República Fernando Henrique, que será o primeiro palestrante em painel que terá como debatedores José Roberto de Souza Dias, presidente do Instituto Chamberlain/NAV; Roberto Betti, presidente da comissão organizadora do simpósio; e Clóvis Carvalho, ex-ministro-chefe da Casa Civil da Presidência da República.

Colarinho branco

Das 10h30 às 12h30, o tema a ser debatido será Crimes do Poder e dos Danos para a Sociedade e a Democracia, tendo como debatedores o corregedor-geral da Administração do estado de São Paulo, Gustavo Ungaro; o cientista político Eduardo Graeff (secretário-geral da Presidência na gestão de FHC); o ex-ministro da Justiça José Gregori, e a ministra do STJ Eliana Calmon.

Crimes comuns

O simpósio prossegue no período da tarde. Das 13h30 às 15h30, acontece a discussão do tema Crimes do Cotidiano: Sala ou Cela, com o corregedor-geral da Justiça do Estado de São Paulo, José Renato Nalini; o secretário municipal do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo da capital, Eliseu Gabriel; a presidente da Fundação Casa, Berenice Giannela; o especialista em direito alternativo Edmundo Lima de Arruda Júnior, e o consultor de segurança pública Túlio Kahn.

Das 16h às 18h, a última rodada de debates terá como tema: Vigésima Quinta Hora: Quem Ganha. Vão Participar do debate o delegado-geral de polícia Maurício Blazeck; o diretor da empresa de cursos na área de segurança Uspit Brasil, Charles Saba; o superintendente de polícia do Condado de Lake (EUA), Richard Rippy; e o comandante da SWAT da cidade de Eustis (EUA), Shane Mc Sheehy.

alesp