Secretário de Turismo afirma que é preciso criatividade para atender programas e municípios

Valverde justificou afirmação pro conta do baixo orçamento da pasta
26/06/2013 21:55 | Da Redação Fotos: Maurício Garcia

Compartilhar:

Cláudio Valverde e Itamar Borges<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2013/fg127187.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Secretário de Turismo, Cláudio Valverde<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2013/fg127188.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Itamar Borges, professor Tito e José Bittencourt<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2013/fg127189.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Reunião desta quarta-feira, 26/6, da Comissão de Atividades Econômicas<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2013/fg127190.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O secretário de Turismo, Cláudio Valverde, falou nesta quarta-feira, 26/6, para os membros da Comissão de Atividades Econômicas sobre os programas executados pela pasta em 2012. Valverde explicou que a secretaria, criada em 2010 pelo governador, tem orçamento apertado e precisa divulgar o turismo do Estado de maneira audaciosa. Há pouco mais de um ano à frente da secretaria, Valverde informou que a pasta tem orçamento de R$ 350 milhões e é preciso ter criatividade para atender o maior número de municípios e programas da área. No entanto, ressaltou que os investimentos do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias (Dade), considerado o programa carro-chefe da pasta - que atualmente congrega 67 dos 645 municípios do Estado-, aumentou de 60% em 2012 para 96% em 2013. "Isso se deve à atuação do ex-secretário Márcio França que simplificou os procedimentos de adesão ao programa."

Conforme o site da secretaria, a verba do Dade é um recurso disponível para cada estância no orçamento anual do Estado. Para receber esse benefício, a prefeitura deve determinar quais serão os objetos dos convênios a serem celebrados. A verba dos convênios dos municípios com o Dade provém do Fundo de Melhoria das Estâncias.

Programas

Após falar sobre os programas Roda São Paulo (city tour pelos principais pontos turísticos da cidade), o Festival Sabor de São Paulo (feiras gastronômicas no Estado), o Turismo do Saber (viagem de uma semana para que as crianças do interior conheçam o litoral), Melhor Viagem (destinado a pessoas com mais de 65 anos que residam em um dos 436 municípios com 30 mil habitantes), o Caminha São Paulo (projeto turístico que envolve dois caminhos contemplativos cumpridos a pé, inspirados nas rotas percorridas no passado por importantes figuras religiosas: Passos dos Jesuítas, envolvendo diretamente 13 municípios do litoral paulista entre Peruíbe e Ubatuba, e o Rota Franciscana, com 818 quilômetros, sendo 767 para os caminhantes e outros 51 quilômetros a serem percorridos de trem) e o Programa de Desenvolvimento do Turismo Receptivo (PDTR), que contempla o calendário turístico do Estado, o secretário respondeu aos questionamentos dos parlamentares.

Respostas

Cláudio Valverde informou a José Bittencourt (PSD) que até o momento a secretaria investiu 82% no Dade. "No ano passado não investimos 100% porque três municípios não entregaram a documentação em tempo hábil. Quando o município não retira o recurso, essa verba volta para o Tesouro do Estado", completou o secretário respondendo a Professor Tito (PT). Sobre a adesão de novos municípios ao programa de estâncias, perguntado por José Zico Prado (PT), o secretário disse que serão contempladas 100 ou 150 cidades. "O Fundo das Estâncias tem verba de R$ 56 milhões. É preciso ter critérios técnicos e atender a quatro conceitos (viajar, dormir, comer e visitar). Se o município não atinge pelo menos dois dos conceitos mencionados, precisa procurar recursos em outra secretaria", esclareceu Valverde.

O deputado Reinaldo Alguz (PV) enfatizou que o Estado precisa investir em turismo como se fosse um negócio. "Na Europa, o turismo é um dos maiores contribuidores econômicos. O Estado precisa divulgar nossas belas paisagens, pontos de pesca e opções de turismo inclusive para que o morador de São Paulo não vá gastar em outros Estados." Valverde informou que o assunto está em pauta. "Por ocasião da Jornada da Juventude, em julho, cerca de mil jovens farão parte do Programa Novos Destinos."

Participaram da reunião Itamar Borges (PMDB), presidente da comissão, Adilson Rossi (PSB), Dilador Borges, Helio Nishimoto e Carlão Pignatari (todos do PSDB), José Bittencourt (PSD), Professor Tito, José Zico Prado e Ana do Carmo (todos do PT), Reinaldo Alguz (PV), Sebastião Santos (PRB) e Carlos Cezar (PSB).

alesp