Museu de Arte - Neura Costa


01/07/2013 14:00 | Emanuel von Lauenstein Massarani

Compartilhar:

Campo Florido<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2013/fg127338.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Neura Costa<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2013/fg127339.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Neura Costa: uma pintura viva e brilhante realizada por uma paleta bem nutrida

Particularmente hábil em retratar horizontes de modo harmonioso, tanto na estrutura quanto na prospectiva, a artista Neura Costa absorveu a lição dos impressionistas para desenvolvê-la numa atmosfera lírica brasileira, alcançando assim uma pintura viva e brilhante, realizada por uma paleta bem nutrida.

Dotada de uma forte sensibilidade romântica ela revela uma acentuada predisposição em retratar a natureza, onde encontra inspiração para transportar sobre a tela paisagens cujas cores são plasmadas numa luminosidade envolvente.

Fixando tons e meios tons num empasto repleto de luz, os quais deixam se envolver num clima ao redor das imagens para que elas resultem mais intensas, Neura Costa estende a matéria com toques breves que se sobrepõem. Com uma uniformidade de estilo, as obras, criadas com uma constante felicidade de inspiração, carregam uma mensagem de poesia e de musicalidade primaveril.

Embora a paisagem seja sua temática predominante, a artista pinta flores e frutas com o mesmo fervor. Em fases diferentes, algumas paisagens transmitem frêmitos que podem lembrar uma certa pintura na qual a luz chega a transfigurar as coisas, fazendo-as parecer quase aparições.

Na obra "Campo Florido", doada ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, traços expressivos definem a forma com autoridade, tons vibrantes e sonoros criam um clima de paz e serenidade.

A Artista

Neura Costa, pseudônimo artístico de Neuranildes Martins da Costa, nasceu em Álvares Machado (SP), em 1944. Formou-se em pedagogia na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Presidente Prudente e fez mestrado e doutorado em sociologia da administração na Unesp de São Paulo. Exerceu funções pedagógicas na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp de Presidente Prudente.

A partir da década de 70, freqüentou o ateliê de pintura do Colégio Santa Marcelina de Botucatu e do Colégio Cristo Rei em Presidente Prudente. Entre 1990 e 1999, participou do grupo Verarte no ateliê de Salvador Rodrigues. Seguiu cursos de desenho e aquarela com Keiko Koga (1995). Participou de cursos de pintura nos ateliês de Álvaro Lima, no Espaço Adegean (1999/2001), Samira Darwiche (1999) e Alberto Lume (2002). Em 2000, cursou a Scuola Professionale per l"Arte e il Restauro, da Associazione Bottega d" Arte Fiorentina, em Florença, Itália, retornando em 2003 para freqüentar o Studio di Ferdinando Bernardini. Freqüentou ainda o Studio Risalita Lucetta, em Florença, Itália (2003, 2004 e 2005).

Entre as inúmeras exposições individuais e coletivas de que participou no Brasil e no exterior destacam-se: Espaço Cultural do Prudenshopping, de Presidente Prudente, SP (1992/2002); Caixa Econômica Federal, em São Paulo (Itaim Bibi e Campo Belo) (1996); Espaço Cultural da Banca Popolare di Milano, Florença, Itália (2001); Fundação Dionísio Pinheiro e Alice Cardoso Pinheiro, Museu Agueda, Portugal (2002); Espaço Cultural do Supremo Tribunal Federal, Brasília, DF (2003); Spazio Villa Marin, San Giorgio di Nogaro, Itália; e Galleria Via Larga, Florença, Itália (2004).

Foi premiada com o XX, XXI e XXII Prêmio Florença no Centro Cultural Firenze-Europa Mario Conti, Itália (2002, 2003 e 2004). Possui obras em diversas coleções particulares no Brasil e no exterior, bem como no Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.

alesp