Museu de Arte - Fatue Nagashima: emotividade, cultura e poesia criam o seu mundo paradisíaco


02/07/2013 13:04 | Emanuel von Lauenstein Massarani

Compartilhar:

"Pássaro Solitário", <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2013/fg127362.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Fatue Nagashima<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2013/fg127363.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Fatue Nagashima deseja demonstrar que toda proposta pictórica, feita com seriedade de pesquisas, encontra sempre o seu valor e o apreço formal. Sua pintura é realismo que reflete emotividade, cultura e sugestão poética. Ela descreve a flora e a fauna como se tirasse as matas de uma antologia poética: a poesia da natureza, com seu silêncio, com sua atmosfera carregada de humanidade e exprimindo todo um sentido de introspecção.

Trata-se de uma artista que não está a procura de novidades formais, novidades que muitas vezes nos desiludem pela incapacidade de levarem a bom termo e de modo crítico um discurso preconcebido. Bem ao contrário, é uma pintora linear, fácil de ser compreendida, que exprime com extrema coerência e domínio de meios expressivos o seu mundo fantástico.

Fatue Nagashima é pintora da natureza. Em sua paleta busca acordes de um lirismo musical. A artista estende a própria análise além da realidade contingente para adentrar num mundo paradisíaco, evocando árvores, flores, frutas, aves e toda uma gama de sensações naturalísticas que a invadem de estática admiração.

Seu mundo segue um percurso instintivo, itinerante e poético, inspirado tanto em sua terra natal quanto em seus antepassados orientais. A natureza que a cerca se transforma em plena simbiose cromática com a variedade do céu.

Através de cores leves, quase pastéis, podemos identificar todo o seu mundo. Assim é "Pássaro Solitário", obra doada ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, onde sua lírica pincelada é, sem dúvida, sintoma de uma naturalidade artística bem adquirida, uma voz excelente na pintura de nossos dias.



A Artista



Fatue Nagashima nasceu em Alberto Moreira (SP), em 1939. Cursou a escola de pintura da professora Silvia Contardi, em Atibaia (1995 a 1997), a Pupa Oficina de Arte, com a professora Marly Colagrossi Foschini, em São Carlos (1998), a Artes e Afins, com a professora Zuleica Leoncini, em Ilha Solteira (1999 a 2004), e desenho artístico e pintura com o artista Cícero Ângelo da Silva, no Cema, em Ilha Solteira (2001).

Participou das seguintes exposições organizadas pela Associação Ilhense de Belas Artes: "Artes Plásticas", de Ilha Solteira, com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura (1999); I Mostra Temática "Festa Junina" (2003); Circuito das Artes (2003),; e II Mostra Temática "Cores do Brasil" (2004).

Possui obras em coleções particulares e oficiais no Brasil e no Japão, bem como no Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.

alesp