Opinião - Encontro de casais com Cristo


04/07/2013 11:36 | Welson Gasparini*

Compartilhar:


O encontro de casais com Cristo foi muito importante em minha vida e, certamente, na de milhares de pessoas.

Tenho uma admiração especial pelas lideranças católicas que se dedicam ao E.C.C.

Sei que esta dedicação é fruto do entendimento do alto significado da família e de sua base que é o casal.

Mas o movimento cuida, de maneira especial, de três etapas da vida de um casal: o bom relacionamento familiar; o entendimento do sentido da vida numa dimensão espiritual cristã e, finalmente, o papel de cada um de nós junto ao nosso próximo, junto à comunidade.

Quando fui convidado para fazer o encontro de casais com Cristo, eu atravessava um momento diferente em minha vida. Depois de muitos anos de atividades na política e na administração pública, perdi uma eleição e resolvi mudar de vida. Passei a pensar e a viver mais com a minha família e dediquei-me à vida profissional trabalhando junto à iniciativa privada. Mudei tanto naquele período que me afastei até de conversas que tratassem de assuntos políticos ou sociais.

Passei a viver num mundo a parte. Ganhava bem, tinha tempo para lazer e não tinha atritos com ninguém. Vivi egoistamente usufruindo os resultados do meu trabalho sem qualquer compromisso maior como o bem comum.

Foi nesta época que o encontro de casais com Cristo entrou em minha vida. Abalou minha tranquilidade e me obrigou a refletir sobre o sentimento da vida e minha obrigação como cristão no uso dos dons que recebi de Deus.

Os que fazem o encontro recebem ao final das etapas uma conclamação para um engajamento efetivo na busca da construção de um mundo melhor, através de uma luta constante contra as injustiças sociais, pela paz e pelo bem.

Senti naquele momento a minha missão e a minha responsabilidade. De Deus, recebi a graça de ser encaminhado para a política e para as coisas públicas; tenho, assim, de prestar contas dos dons que recebi.

Voltei então a me preocupar com a política, a ser candidato nas eleições, mesmo sabendo que isto custaria perder a tranquilidade e abrir mão de uma profissão tranquila e razoavelmente rentável.

Na época, fiquei ausente da política cerca de quatro anos. Hoje, como deputado estadual, ao lado de outros parlamentares cristãos e católicos, luto para colocar nas leis e nas ações de governo os princípios da Doutrina Social Cristã.

Nos momentos mais difíceis, quanto nos embates políticos, chego a sentir saudade dos momentos de tranquilidade e paz fora da política mas, recordando aqueles dias do Encontro de Casais com Cristo, sinto novo ânimo e alegria mesmo por estar, dentro das minhas possibilidades, trabalhando para que os princípios cristãos e democráticos possam um dia conduzir o Brasil para novos rumos em direção da Justiça e da paz social.

*Welson Gasparini é deputado estadual e ex-prefeito de Ribeirão Preto

alesp