Impunidade: o grande problema nacional!


10/07/2013 16:00 | Welson Gasparini*

Compartilhar:


O Brasil tem muitos problemas. Mas todos eles, até mesmo por serem problemas, têm soluções. Falta, acredito, empenho por parte de nossos governantes. Falta coragem. Falta vontade de mudar esta situação, colocando ordem na casa.

É incrível como as denúncias de falcatruas se sucedem sem que providências efetivas sejam tomadas!

Manchete de grande jornal nacional focalizou e não faz muito tempo: 22% dos alimentos que compramos e consumimos têm algum tipo de contaminação. A denúncia não partiu de políticos ou de opositores do governo, mas sim da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), relatando estudos segundo os quais, 22,17% de frutas, verduras e legumes vendidos em supermercados têm excesso de agrotóxicos e 34% de uma lista de alimentos industrializados apresentam problemas de higiene.

Em 2011, pesquisa feita detalhou que, das 1278 amostras de frutas, verduras e legumes pesquisadas em São Paulo, Paraná, Minas Gerais e Pernambuco, 1.051 (81,2%) possuíam agrotóxicos.

Existe uma lei federal de agrotóxicos que, no entanto não é cumprida. A fiscalização comprova o absurdo, mas a impunidade continua e o povo fica consumindo produtos contaminados.

Outro exemplo de que o crime compensa no Brasil acontece quanto ao peso e as medidas dos produtos vendidos no mercado. Em Ribeirão Preto, quinzenalmente, o Instituto de Pesos e Medidas, órgão do governo estadual, fiscaliza por amostragem produtos da cesta básica. Regra geral, de cada dez produtos fiscalizados, seis apresentam peso menor do que o anunciado na embalagem. A fraude é encontrada até em rolo de papel higiênico: anuncia e vende dez metros, mas tem apenas nove.

Não é do nosso conhecimento a existência de uma só amostragem, que tenha encontrado todos os quesitos, sem quaisquer irregularidades.

Por que isto acontece? Porque as fraudes geram grandes lucros e a impunidade é praticamente certa. São dois exemplos de fraude: corrupção e de atos criminosos entre dezenas que acontecem diariamente lesando o povo brasileiro.

Somos roubados e feitos de bobos por espertalhões que enriquecem com base em atos ilícitos.

Enquanto isto, as áreas governamentais responsáveis, assistem a tudo de maneira complacente provando ser o Brasil, um país onde reina a impunidade e o crime compensa!

O desafio de mudar esse quadro exige, portanto, empenho, coragem e, sobretudo, em todos os níveis, vontade política!

*Welson Gasparini é deputado estadual (PSDB), advogado e ex-prefeito de Ribeirão Preto

"É incrível como as denúncias de falcatruas se sucedem sem que providências efetivas sejam tomadas!"

alesp