Opinião: Os ideais de José Bonifácio

O Brasil de hoje precisa construir instituições cada vez mais fortes e transparentes
15/07/2013 19:30 | Samuel Moreira*

Compartilhar:


13 de junho. Nesse dia, no ano de 1763, nascia em Santos/SP José Bonifácio de Andrada e Silva, o Patriarca da Independência, o homem que marcou sua época, lutando por ideais nobres como o fim da escravidão, a reforma agrária e a emancipação política, econômica e social do Brasil.

No mês passado, estivemos em Santos, que foi sede do governo por um dia, para lembrar a memória e a grandeza desse paulista de destaque. Lá estavam o governador Geraldo Alckmin, diversas autoridades civis e militares, além de familiares do patriarca.

Em meu discurso, tive oportunidade de ressaltar a importância da cidade de Santos, capital brasileira do pré-sal e que abriga um dos maiores portos do mundo. Santos ocupa hoje uma posição de destaque na economia, o que indica um grande futuro.

Outro aspecto que procurei destacar foi a importância de José Bonifácio e sua decisiva contribuição para a história do Brasil. Impressiona-me a preocupação que ele tinha de construir na América um país moderno e civilizado.

Para o Brasil alcançar este objetivo, teria que empreender reformas de fundo. Dar fim à escravidão. Fazer a reforma agrária. Garantir o acesso de todos à educação.

De lá para cá, nosso país experimentou mudanças impres­sionantes. Além da independência de Portugal, a integração do território nacional e a República, o Brasil se tornou uma nação criativa, moderna, com grande capacidade de produção. Embora " verdade seja dita " ainda tenha grandes desafios a enfrentar.

Isso mostra a atualidade dos ideais do estadista que foi José Bonifácio. Para preservá-los, o Brasil de hoje precisa construir instituições cada vez mais fortes e transparentes, com credibilidade perante a população. Com regras respeitadas por todos. Sem espaço para a impunidade e oportunismos individuais. Com direitos e deveres, garantindo o exercício da liberdade e da democracia, em benefício de todos.

Este seria o ideal de José Bonifácio hoje. Este é o nosso ideal.

* Samuel Moreira é deputado estadual (PSDB) e presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

alesp