Dia Nacional de Lutas: deputado defende pauta dos trabalhadores que inclui jornada de 40 horas


16/07/2013 17:06 | Da assessoria do deputado Luiz Cláudio Marcolino

Compartilhar:

Marcolino: reivindicações antigas dos trabalhadores<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2013/fg127690.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Luiz Cláudio Marcolino (PT) participou do Dia Nacional de Lutas, em 11/7, em São Paulo. Convocado pelas principais centrais sindicais do país, como CUT e Força Sindical, na capital paulista o ato chegou a reunir cerca de 7 mil pessoas na avenida Paulista. Em passeatas, os trabalhadores saíram de várias partes da cidade.

Ao contrário das recentes manifestações populares ocorridas no país, para Marcolino as centrais sindicais e os partidos políticos se uniram em torno de uma pauta bem definida que, segundo o deputado, integram reivindicações antigas dos trabalhadores: redução da jornada de trabalho para 40 horas, fim do fator previdenciário, transporte público e de qualidade, valorização das aposentadorias, reforma agrária, 10% do PIB para a educação e 10% do orçamento para a saúde, suspensão dos leilões de petróleo e quebra do monopólio da mídia no Brasil.

Os sindicalistas também pediram a retirada do Projeto de Lei 4.330, da terceirização. Segundo eles, o PL, além de precarizar a mão de obra, põe em riscos direitos trabalhistas conquistados ao longo dos anos.

Ex-presidente do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região (Seeb-SP), antes do ato das centrais Marcolino percorreu as agências bancárias da avenida Paulista, em apoio aos trabalhadores do setor, que se prepararam para a campanha salarial de 2013. Os bancários também participaram do Dia Nacional de Lutas.

lcmarcolino@al.sp.gov.br

alesp