Opinião: Jornada Mundial da Juventude

Desde 1984, portanto, a JMJ cumpre sua missão de mostrar ao mundo o testemunho de uma fé viva
17/07/2013 15:15 | Welson Gasparini*

Compartilhar:


Como católico, cristão e brasileiro estou muito feliz e orgulhoso pela escolha do Brasil para cenário da Jornada Mundial da Juventude que marcará, também " a partir da próxima terça-feira, dia 23/7 - a primeira programação externa do Papa Francisco, de pontificado ainda tão recente mas tão marcante pela sua explícita intenção de impor na Igreja Católica Apostólica Romana o primado da humildade e da simplicidade. É o Papa de um novo tempo para a própria Igreja que virá ao nosso país, assim, para dar continuidade a uma ideia lançada pelo saudoso Papa João Paulo 2º em 1984, quando promoveu, pela primeira vez " por ocasião do Ano Santo da Redenção, na praça São Pedro, no Vaticano - um encontro de amor, sonhado por Deus e abraçado pelos jovens; naquela oportunidade o Papa entregou aos jovens a Cruz da Jornada, um dos principais símbolos desse evento. Já em 1985, essa ideia de João Paulo 2º recebeu a denominação de Jornada Mundial da Juventude tendo o jovem como protagonista principal dessa grande reunião de fé, esperança e unidade. Também 1985 foi declarado pela Organização das Nações Unidas (ONU) o Ano Internacional da Juventude e em março houve outro encontro internacional de jovens no Vaticano.

Desde 1984, portanto, a JMJ cumpre sua missão de mostrar ao mundo o testemunho de uma fé viva, transformadora e o rosto de Cristo em cada jovem. Seu objetivo principal é dar a conhecer aos jovens a mensagem de um Cristo vivo no coração de todos que creem. Realizada anualmente nas dioceses de todo o mundo, a cada dois ou três anos acontece um encontro internacional dos jovens com o Papa, com a duração aproximada de uma semana; a última JMJ, com a participação do papa Bento 16, aconteceu em agosto de 2011, em Madri, na Espanha, e reuniu mais de 190 países.

A 28ª JMJ vai de 23 a 28/7, no Rio de Janeiro, tendo como lema: Ide e fazei discípulos entre todas as nações (Mt 28, 19).

Durante praticamente uma semana o Brasil será a Pátria do Evangelho e o coração do mundo católico, abençoado pela presença do Papa Francisco e pelos jovens " procedentes de quase todos os países - que já começam a ocupar a nossa antiga capital federal com sua alegria, sua fé e seu amor ao próximo.

Ao focar no jovem, a Igreja foca no seu próprio futuro; o jovem, afinal, é o futuro da humanidade. Uma humanidade melhor só será possível com pessoas melhores, dotadas de princípios éticos e morais; que respeitem os pais, a família e os mais velhos; que deem bons exemplos aos filhos e valorizem as pessoas com as quais trabalhem ou convivem.

*Welson Gasparini é deputado estadual (PSDB), advogado e ex-prefeito de Ribeirão Preto.

alesp