Guarda provisória de animais silvestres é discutida na Assembleia

Participantes questionam a guarda do animal pela pessoa que o mantém em cativeiro
18/07/2013 19:40 | Da Redação: Joel Melo Fotos: Marcia Yamamoto

Compartilhar:

Milton Sussumu Nomura, Feliciano Filho e Marcelo Pavlenco Rocha<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2013/fg127768.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Pubçico presente na quarta-feira, 17/7 na reunião da Frente Parlamentar de Defesa e Direito dos Animais<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2013/fg127769.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Milton Sussumu Nomura, Feliciano Filho e Marcelo Pavlenco Rocha<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2013/fg127770.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Frente Parlamentar de Defesa e Direito dos Animais, coordenada pelo deputado Feliciano Filho (PEN), discutiu nesta quarta-feira, 17/7, a resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente " Conama 457, que dispõe sobre o depósito e a guarda provisória de animais silvestres apreendidos e resgatados pelos órgãos ambientais integrantes do Sistema Nacional do Meio Ambiente.

Para falar sobre o assunto, estiveram presentes o coronel PM Milton Sussumu Nomura, comandante do 3º Batalhão de Policiamento Militar Ambiental, e o presidente da ONG SOS Fauna, Marcelo Pavlenco Rocha, que compuseram a mesa juntamente com o deputado Feliciano Filho.

A posição da PM sobre o assunto é de colocar o bem estar do animal silvestre em primeiro lugar. "Somente em último caso, quando esgotadas todas as possibilidades de guarda do animal é que a PM permite que ele continue provisoriamente com a pessoa que o mantém em cativeiro", esclareceu Nomura.

Marcelo Rocha, entretanto, vê com ceticismo essa destinação de animais porque, segundo ele, há o risco de se entregar a guarda para quem vive de traficar animais. Marcelo, que disse militar na proteção de animais há mais de 20 anos, lembrou o caso de um comerciante " em cuja casa foram encontradas centenas de aves ", que usava sempre a mesma licença para negociar animais diferentes daqueles para quais a licença foi fornecida.

A assessoria de Feliciano Filho anotou as sugestões que foram feitas pelos especialistas presentes com o objetivo de sugerir melhorias para a resolução do Conselho.

Representantes de associações de proteção a animais, da polícia militar, veterinários e militantes da causa de direitos dos animais participaram da reunião.

alesp