Criação de Floresta no Parque Tecnológico de Rio Preto


29/07/2013 11:36 | Da assessoria do deputado Orlando Bolçone

Compartilhar:

Bolçone (em pé) em reunião com secretários<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2013/fg127926.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Orlando Bolçone (PSB) participou, na secretaria do Meio Ambiente e Urbanismo de Rio Preto, de reunião que discutiu detalhes da criação da Floresta do Noroeste Paulista, que integrará o Parque Tecnológico.

O santuário verde será três vezes maior que o Parque Ibirapuera, localizado na capital, e vai elevar, em Rio Preto, o atual índice de oito para 14 metros quadrados de verde por habitante, acima dos 12m² recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

O decreto para a criação definitiva da floresta está na mesa do governador Geraldo Alckmin, para assinatura. Participaram da reunião os secretários municipais do Meio Ambiente, Ademir Perez; de Obras, Luís Carlos Calças; e de Serviços Gerais, José Alberto Lima; o gerente regional da Cetesb, Antônio Falco Júnior, o gerente de Planejamento do Semae, Luciano Passoni, e diretores técnicos das secretarias.

Bolçone é autor de duas emendas parlamentares que fomentam o empreendimento. Uma de R$ 200 mil, destinada à Secretaria de Estado do meio Ambiente para montar a operação Corta Fogo e instalar na área uma base da Guarda Municipal; e outra, de R$ 200 mil para contratar segurança para proteção do que há de mata nativa e cachoeiras, enquanto a estrutura definitiva de proteção não é montada.

Deverão ser plantadas 620 mil mudas de árvores na área, a partir do passivo ambiental devido por usinas, empresas e órgãos públicos. Só em Rio Preto há 75 Termos de Compromisso de Recuperação Ambiental.

orlandobolcone@al.sp.gov.br

alesp