Proposta quer capas de CDs e DVDs em Braile


30/07/2013 18:09 | Da assessoria da deputada Vanessa Damo

Compartilhar:


Reconhecida por apresentar propostas que visam garantir a inclusão de pessoas com deficiência, Vanessa Damo (PMDB) apresentará, em breve, projeto de lei pedindo a obrigatoriedade do padrão de impressão Braile em mídias de CDs e DVDs, em capas e embalagens do produto. A ideia foi trazida à parlamentar em 15/7 pelos representantes da Laramara - Associação Brasileira de Assistência à Pessoa com Deficiência Visual, Cristiano Gomes, gestor de projetos em acessibilidade e parcerias da entidade, e Renato José, consultor.

"A pessoa com deficiência visual sofre uma carência muito grande de acesso à informação sobre esses produtos, tanto para comprar, como para organizá-los em casa. Sofre também quem possui baixa visão, por isso sugerimos também que a lei inclua a obrigatoriedade de letras maiores, para facilitar a leitura. Fazer essa adaptação tem custo zero para as empresas, já que elas produzem em grande escala", explicou Renato, que perdeu a visão aos 20 anos devido a um glaucoma congênito.

"Hoje, só há obrigatoriedade de inscrição em Braile em caixas de medicamentos. É preciso estender isso, para que as pessoas com deficiência visual possam ter o respeito a que todos têm direito. Podem contar comigo na elaboração desse projeto de lei", disse a deputada que, desde o início de sua carreira política, usa o padrão Braile em seus cartões de visita.

Antes de iniciar sua vida pública como vereadora, a peemedebista ministrava cursos de qualificação para pessoas com deficiência. Como deputada, ela é autora de proposta que visa tornar obrigatório que, pelo menos, 5% dos banheiros em hotéis e em locais de hospedagem em geral sejam adaptados para atender pessoas com dificuldades de locomoção.

vdamo@al.sp.gov.br

alesp