Plano de Manejo para o Parque Estadual de Ilhabela beneficiará população e o turismo


01/08/2013 12:53 | Da assessoria do deputado Luciano Batista

Compartilhar:

Bruno Covas e Luciano Batista<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2013/fg127999.JPG' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Luciano Batista (PSB) reuniu-se, em 30/7, com o secretário estadual de Meio Ambiente, Bruno Covas e os vereadores Rita Janete e Sampaio Junior, de Ilhabela.

No encontro foi discutido o Plano de Manejo do Parque Estadual de Ilhabela (PEI), que compreende área de mais de 27 mil hectares, incluindo 12 ilhas, três ilhotes e três lajes e ainda um recife.

O local, administrado pela Fundação Florestal, órgão da Secretaria Estadual do Meio Ambiente tem como objetivo garantir a proteção dos últimos espécimes da Mata Atlântica que, por ser um dos biomas mais ameaçados do planeta, foi declarada como Reserva da Biosfera pela Unesco. Além da flora também se destacam exemplares da fauna como o macaco-prego, jaguatiricas e aves. O PEI abriga ainda, oito dos dezoito núcleos de comunidades tradicionais caiçaras de Ilhabela.

Luciano Batista disse que a aprovação do Plano de Manejamento vai trazer muitos benefícios para toda a região: "O Plano vai alavancar o turismo ecológico, o desenvolvimento da cidade e vai definir o que pode ou não ser construído na ilha. Este projeto vai aumentar o número de empregos para a população local".

Bruno Covas pediu para ser confeccionado um memorial descritivo - uma espécie de resumo- para que Conselho Estadual de Meio Ambiente (Consema), por meio dos seus 36 conselheiros, consiga deliberar o Plano. "Se a fundação que administra o Parque adiantar o relatório, até o fim deste ano estará tudo pronto, tudo resolvido", afirmou Covas.

lbatista@al.sp.gov.br

alesp