Comissão ouve coordenadores sobre regulação de ofertas de serviços de Saúde

Cross regional abrangerá 80% da população do Estado até o final do ano
06/08/2013 20:56 | Da Redação: Joel Melo Fotos: Maurício Garcia

Compartilhar:

Domingos Guilherme Napoli, coordenador estadual da Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde (Cross), Affonso Viviani Junior e Telma de Souza  affonso viviani jr_telma de souza (3)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2013/fg128135.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Telma de Souza, presidente da comissão <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2013/fg128130.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputados da comissão <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2013/fg128131.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Reunião da Comissão de Saúde da Assembleia <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2013/fg128132.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Affonso Viviani Junior, coordenador de Regiões de Saúde <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2013/fg128134.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A presidente Telma de Souza (PT) presidiu reunião da Comissão de Saúde que ouviu informalmente os senhores Affonso Viviani Junior, coordenador de Regiões de Saúde e Domingos Guilherme Napoli, coordenador estadual da Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde (Cross) sobre o funcionamento dessas coordenadorias no Estado de São Paulo.

Primeiro a falar, Affonso Viviani, disse que sua coordenadoria é responsável pela organização do Sistema Único de Saúde (SUS), no Estado de São Paulo, e no seu relacionamento com os municípios. Viviani disse ainda que a regulação segue as diretrizes do documento Sibe 6, de 8/2/2012, e que as ações que o CRoss realiza têm início nos municípios. "O primeiro passo para uma ação do Cross é sempre dado no âmbito municipal", disse Viviani. E citou números para quantificar as intervenções do Cross no total dos atendimentos: "Das 240 mil internações feitas por mês pelo SUS no Estado de São Paulo, apenas 10 mil delas são feitas por meio da central de regulação".

Tecnologia inexistente no SUS federal

Affonso Viviani disse ainda que 80% da população de São Paulo terá, até o final do ano, um Cross regional, que facilitará o atendimento, e que a tecnologia que o Cross está produzindo no sentido da regulação do atendimento, é inovadora e inexistente no SUS federal.

Domingos Guilherme Napoli lembrou que os princípios do Sistema Único de Saúde são universalidade, equidade e integralidade e que o Cross persegue o objetivo de obedecer esses princípios.

Como exemplo, citou dois hipotéticos acidentes com ciclistas em São Paulo, um na avenida Paulista e outro num município pequeno, sem infraestrutura de atendimento. Ambos sofreram traumatismo craniano, mas o que se acidentou na Paulista foi atendido no Hospital das Clínicas e conseguiu a integralidade que precisava.

O outro foi atendido em um hospital que não possui os mesmos recursos e que, por isso, deve ser transferido para um local que lhe ofereça a necessária integralidade de recursos. "O médico que dá o primeiro atendimento entra no sistema do Cross, relata as condições do paciente, e o Cross disponibiliza na região o atendimento adequado", disse.

Participaram da reunião da Comissão de Saúde os deputados Edinho Silva (PT), Gerson Bittencourt (PT), Telma de Souza (PT), Ulysses Tassinari (PV) e Luis Carlos Gondim (PPS).

alesp