Lançamento do livro Holocausto Brasileiro


07/08/2013 16:00 | Da assessoria do deputado Adriano Diogo

Compartilhar:

Cartaz <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2013/fg128171.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Nesta sexta-feira, 9/8, a Comissão da Verdade de São Paulo Rubens Paiva, presidida pelo deputado Adriano Diogo (PT), promove audiência sobre o livro Holocausto Brasileiro, com a presença da autora, a jornalista Daniela Arbex. A audiência será realizada às 13h, no auditório Paulo Kobayashi.

O livro narra como milhares de pacientes foram internados à força, sem diagnóstico de doença mental, num enorme hospício na cidade de Barbacena, em Minas Gerais. Ali foram torturados, violentados e mortos sem que ninguém se importasse com seu destino. Eram apenas epilépticos, alcoólatras, homossexuais, prostitutas, meninas grávidas pelos patrões, mulheres confinadas pelos maridos e moças que haviam perdido a virgindade antes do casamento.

Neste livro-reportagem fundamental, a jornalista Daniela Arbex resgata do esquecimento um dos capítulos mais macabros da nossa história: a barbárie e a desumanidade praticadas, durante a maior parte do século 20, no maior hospício do Brasil, conhecido por Colônia, situado na cidade mineira de Barbacena.

Ao fazê-lo, a autora traz à luz um genocídio cometido, sistematicamente, pelo Estado brasileiro, com a conivência de médicos, funcionários e também da população, pois nenhuma violação dos direitos humanos mais básicos se sustenta por tanto tempo sem a omissão da sociedade. Pelo menos 60 mil pessoas morreram entre os muros da Colônia. Em sua maioria, haviam sido internadas à força.

adrianodiogopt@yahoo.com.br

alesp