Violência contra a mulher


08/08/2013 18:29 | Da assessoria do deputada Ana Perugini

Compartilhar:

Ana Perugini (esq.) e palestrantes<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2013/fg128229.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Cobrar ações concretas do Estado no combate à violência contra a mulher nas 19 cidades da Região Metropolitana de Campinas (RMC), cujo índice de estupros vêm crescendo acima da média em relação aos anos anteriores, registrando dois casos por dia, foi a tônica do encontro da Frente Regional de Combate à Violência Contra as Mulheres com vereadores das cidades de Campinas, Hortolândia, Louveira, Amparo, Boituva, Valinhos, Sumaré, Monte Mor, Salto, Cosmópolis, Nova Odessa e Araras, na Câmara Municipal de Campinas, no dia 5/8.

"Não podemos nos calar. Precisamos fazer o chamamento ao governador de São Paulo. A única delegacia que fica aberta 24 horas está localizada na capital, as outras regiões não têm, e temos dados de que grande parte dos crimes contra a mulher acontece à noite", apontou a deputada Ana Perugini.

O objetivo da reunião foi apresentar às autoridades e lideranças das cidades da região o que é a Frente Regional de Combate à Violência Contra as Mulheres, mostrando porquê ela foi criada e a importância da continuidade dos trabalhos. A comissão organizadora disponibiliza as informações no site da frente e também na página criada no facebook. Desde o mês de abril, foram realizados encontros nas regiões do Campo Grande, Carlos Lourenço, Campo Belo e Ouro Verde.

A questão da insegurança é geral no Estado, porém, quando se fala sobre mulheres, o problema é ainda mais intenso. Apenas sete cidades da região têm delegacias especializadas. Além disso, existe o projeto de unificar as delegacias da Polícia Civil às especializadas para mulheres, que vai reduzir o número de postos e vai colocar a mulher que é vítima, no mesmo ambiente que o agressor.

Os encaminhamentos feitos na reunião serão compilados em documento que será apresentado no lançamento da Frente Regional de Combate à Violência Contra as Mulheres na Assembleia Legislativa de São Paulo, em setembro.

aperugini@al.sp.gov.br

alesp