Equiparação de salários entre Unesp e USP


15/08/2013 11:33 | Da assessoria da deputada Beth Sahão

Compartilhar:


Beth Sahão (PT) quer que o governo aumente os investimentos nas universidades públicas de São Paulo. Em audiência pública realizada na terça-feira, 13/8, a parlamentar cobrou do secretario da Fazenda, Andrea Calabi, o incremento nos repasses para as instituições.

Na avaliação de Beth, com mais recursos à disposição, as universidades teriam condições de elevar os salários de seus servidores. Durante a audiência com o secretário, a deputada defendeu a equiparação dos salários do funcionalismo da Unesp com os da USP. "Essa medida seria mais que justa", afirmou.

A equiparação salarial é uma das principais reivindicações dos funcionários da Unesp, que estão em greve desde junho. A paralisação afeta 11 das 24 cidades em que a instituição está presente.

"Sabemos que as universidades públicas paulistas têm autonomia para definir essa questão. Porém, é fato também que o aumento dos salários dos servidores é limitado pela falta de dinheiro. Se o Estado destinasse mais recursos para a Unesp, seria mais fácil atender às reivindicações dos trabalhadores", disse Beth.

A parlamentar, que é vice-presidente da Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento, entende que o governo estadual tem condições de elevar os repasses para as universidades públicas, já que, nos últimos meses, obteve um crescimento considerável na arrecadação, mediante o Programa Especial de Parcelamentos (PEP).

bsahao@al.sp.gov.br

alesp